ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE TRÁFEGO E DE PAVIMENTAÇÃO NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO MINEIRINHO (SÃO CARLOS/SP): PROPOSTA DE ALTERNATIVAS PARA MOBILIDADE E PAVIMENTAÇÃO URBANA

Autores

  • Caio Arlanche Petri Universidade Federal de São Carlos
  • Guilherme Theophilo Universidade Federal de São Carlos
  • Frederico Yuri Hanai Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016435-452

Palavras-chave:

Pavimentação Permeável. Mobilidade Urbana. Microbacia do Córrego do Mineirinho. Tráfego. Planejamento Urbano.

Resumo

No contexto do desenvolvimento urbano, muitas políticas públicas de urbanização são desenvolvidas desconsiderando aspectos relevantes relacionados à questão e temática ambiental. Existem diversas vertentes de tecnologias racionais e atualizadas para o desenvolvimento das cidades, principalmente aquelas que consideram aspectos ecológicos e a integração cidadão-ambiente como fator crucial ao crescimento das cidades. Um exemplo de tecnologia é a consideração de pavimentos permeáveis com a finalidade de melhorar a absorção e diminuir o escoamento de águas pluviais na drenagem urbana. Outra alternativa ao processo de urbanização e desenvolvimento tradicional é o favorecimento de transportes alternativos, promovida pelo estabelecimento de faixas exclusivas e pontos estratégicos de conexão. Neste contexto de planejamento urbano, esforços no campo de pesquisa, tanto na área de Pavimentação Permeável quanto na de Mobilidade Urbana, devem ser empreendidos no sentido de prover cenários mais sustentáveis de urbanização. A presente pesquisa estudou, analisou a viabilidade da aplicação e propôs alternativas de mobilidade urbana e de pavimentação permeável na Microbacia do Córrego do Mineirinho, localizada no município de São Carlos, estado de São Paulo. A pesquisa empregou as seguintes etapas metodológicas: a elaboração de mapas temáticos da Microbacia utilizando-se ferramentas de geoprocessamento; a contagem de tráfego de veículos e de pedestres nas principais vias de deslocamento da Microbacia; as observações de campo para o diagnóstico dos tipos de pavimentação existentes nas vias na Microbacia; a estimativa da permeabilidade de água pluvial em diferentes tipos de pavimentos. Os dados obtidos foram trabalhados para a criação dos mapas temáticos da Microbacia, e para a análise da viabilidade e a proposição de alternativas de mobilidade urbana e de pavimentação permeável. A partir do estudo desenvolvido, foi possível estabelecer um diagnóstico preliminar sobre o tráfego e o tipo de pavimentação utilizado na Microbacia, destacando importantes relações simbióticas entre a mobilidade urbana e a drenagem alternativa na consideração de políticas públicas de urbanização.

Biografia do Autor

Caio Arlanche Petri, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Gestão e Análise Ambiental, Departamento de Ciências Ambientais.

Guilherme Theophilo, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Gestão e Análise Ambiental, Departamento de Ciências Ambientais.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto, Departamento de Ciências Ambientais.

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Publicado

2016-05-12

Edição

Seção

Artigos