FAZENDA VERTICAL COMO MODELO SUSTENTÁVEL DE AGRICULTURA URBANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e18784

Palavras-chave:

Segurança alimentar; sustentabilidade urbana; produção agrícola interior.

Resumo

O constante crescimento da população global tem revelado a demanda por soluções agroprodutivas sustentáveis de enfrentamento à produção de alimentos frescos em larga escala. Este artigo investiga os benefícios da implantação de fazendas verticais enquanto modelo sustentável de produção alimentar nas cidades. Neste estudo, buscou-se compreender os impactos positivos das fazendas verticais implantadas em áreas urbanas consolidadas, por meio da contextualização histórica da agricultura urbana vertical, da coleta e análise de dados científicos que embasam o surgimento de novas tecnologias de produção agrícola em ambientes urbanos, e da identificação dos condicionantes técnicos que favorecem o cultivo indoor. A metodologia adotada inclui a revisão de literatura e o estudo de caso de uma fazenda vertical nacional em São Paulo/SP, a Pink Farms. Os resultados apontam para benefícios dos novos métodos, tais como a otimização energética e de uso do solo mas também as limitações ecológicas, sociais e paisagísticas das fazendas verticais.

Biografia do Autor

  • Renata, Universidade Paulista, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Politécnica da Catalunha/ UPC (2016). É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP) desde 2004, onde ministra disciplinas de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo, entre outras, e orienta trabalhos de Conclusão de Curso.

  • Laura, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Possui especialização em Arquitetura da Paisagem (2022) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (2020).

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FAZENDA VERTICAL COMO MODELO SUSTENTÁVEL DE AGRICULTURA URBANA. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e18784. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e18784

Artigos Semelhantes

1-10 de 845

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.