SIMBOLISMOS DA ÁGUA: VALORES, SABERES E TRADIÇÕES DOS MORADORES DE PIRAPORA-MG NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO.

Autores

  • Vinicius Perez Dictoro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais
  • Frederico Yuri Hanai Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Docente do departamento de Ciências Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017487-503

Palavras-chave:

Sensibilização ambiental, Gestão da Água

Resumo

A pesquisa identificou e analisou valores simbólicos, culturais e tradicionais da água manifestados por moradores locais do município de Pirapora-MG, localizado às margens do Rio São Francisco, a fim de gerar novas possíveis abordagens de sensibilização para a conservação da água. Baseou-se na pesquisa qualitativa, empregando: o levantamento bibliográfico; o estudo de caso para obtenção de dados essenciais, por meio de entrevistas; e a análise dos resultados de 37 relatos obtidos pela metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Foram identificadas oito principais relações simbólicas de moradores locais com a água e o rio, abordando aspectos pouco valorizados atualmente pela sociedade moderna. Essas relações remetem à valorização dos distintos significados da água, atrelados na cultura dessas pessoas, representando um caminho para a abertura de novos saberes, discussões e atitudes nas formas de valorizar e de se relacionar com a água.

Biografia do Autor

Vinicius Perez Dictoro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Doutorando do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais

Departamento de Ciências Ambientais. Mestre em Ciências Ambientais pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos, formado no curso de graduação Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Participa do grupo de Pesquisa SUSTENTA, sustentabilidade e gestão ambiental, da instituição UFSCar, e desenvolve pesquisa nas linhas: Sustentabilidade, Economia, Sociedade e Ambiente, e Gestão da Água.

Frederico Yuri Hanai, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/Docente do departamento de Ciências Ambientais

docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e nos Cursos de Mestrado e de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Possui pós-doutorado pelo Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (ICTA/UAB) e pós-doutorado pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), é Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Mestre em Hidráulica e Saneamento, Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Edição

Seção

Artigos