O USO DO BIM EM SISTEMAS MEP E SOLARES: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE

Autores

  • Bruno da Silva Oliveira UFMS
  • Frederico Silva Moreira UNICAMP
  • Mayara Dias de Souza UMS

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020823-845

Palavras-chave:

BIM. Solar. MEP. Sistemática. Produção científica.

Resumo


Os problemas relacionados à sustentabilidade na construção civil podem ser vistos inicialmente pela ausência de um maior aproveitamento das informações inerentes de cada disciplina do projeto em uma edificação, afetando desde a etapa de execução com alterações de cronograma, custos e até escopo. Os sistemas conhecidos por complementares - mecânicos, elétricos e hidrossanitários (MEP) - compõem parte importante da obra, sendo foco de atenção por profissionais e empresas do setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Assim também, a avaliação dos resultados energéticos a partir das características de envoltória da edificação, em especial a energia solar fotovoltaica é alvo de grande apelo à indústria da construção para melhores índices ligados à sustentabilidade. É sob este contexto, que esta pesquisa objetiva analisar o panorama da produção científica sobre a utilização da modelagem da informação da construção (do inglês BIM) em sistemas solares fotovoltaicos e sistemas elétricos, nos bancos de dados Science Direct, IEEE, Scopus e Web of Science. A pesquisa é considerada de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, ao realizar técnicas de estudo por revisão sistemática. Os resultados permitiram entender a produção científica sobre o tema, com destaque à ordenação do processo BIM, as possibilidades e barreiras encontradas e a pouca abrangência direta ao tema com destaque ao Green-BIM e coordenação MEP.

Biografia do Autor

  • Bruno da Silva Oliveira, UFMS

     

    [1] Aluno do Curso de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGEES/FAENG/ UFMS); Graduado em Engenharia Elétrica.

     

     

  • Frederico Silva Moreira, UNICAMP
    [2] Doutor em Engenharia Elétrica (UNICAMP-SP), Mestre em Engenharia Elétrica (UNICAMP-SP); Graduado em Engenharia Elétrica (UFMS-MS). Docente do programa de Eletrotécnica Industrial; Docente do Programa de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGES/FAENG).
  • Mayara Dias de Souza, UMS
    [3] Doutora em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (USP/SÃO CARLOS-SP); Mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo (USP/SÃO CARLOS-SP) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UFPR-PR). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGES/FAENG) e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS).

Downloads

Publicado

2020-05-29

Como Citar

O USO DO BIM EM SISTEMAS MEP E SOLARES: PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE. (2020). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 9, 823-845. https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020823-845

Artigos Semelhantes

1-10 de 414

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.