O RECONHECIMENTO DO BEM ESTAR DO TRABALHADOR E A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: ANÁLISE DE ESTUDOS DE CASO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019438-456Palavras-chave:
Responsabilidade Social Corporativa, Bem estar. Trabalhador.Resumo
Os trabalhadores são partes interessadas nas operações das organizações, pautando ações de Responsabilidade Social com o bem estar. Nessa perspectiva, compreende-se uma relação integradora entre sustentabilidade e ergonomia, abrangendo a concepção de sistemas harmônicos entre força de trabalho saudável e produtiva. Quanto ao objetivo, o estudo buscou identificar se as organizações reconhecidas por proporcionar bem estar aos trabalhadores, consideradas melhores para trabalhar, também são caracterizadas por práticas em Responsabilidade Social Corporativa - RSC. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de estudo de caso múltiplo, com informações coletadas de fontes secundárias, websites e relatórios de sustentabilidade. Os dados foram descritos e exposto em quadros que permitiram uma visualização sintetizada dos reconhecimentos auferidos pelas organizações. Foram três empresas selecionadas, a Elektro, Sama e SAP Labs Latin America, referenciadas, cada uma no seu setor de atuação, na revista Você SA, que em metodologia própria, define um índice de felicidade no trabalho - IFT. Os resultados evidenciaram que organizações reconhecidas por proporcionar bem estar aos seus trabalhadores também são caracterizadas como atuantes em iniciativas de RSC, indicando uma possível relação entre bem estar e RSC, dado que corporações que se preocupam com questões de sustentabilidade coorporativa influenciam em termos de atratividade e percepção dos seus funcionários. Cabe destacar, que em ambas as organizações estudadas, atuantes de forma global, foram identificados aspectos de transparência e credibilidade nos relatórios de sustentabilidade divulgados, tendo em vista a padronização, conforme as diretrizes do Global Reporting Initiative – GRI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.