O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA CRIANÇA
DAS “CAVERNAS” À INSTITUIÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202465-84Palavras-chave:
Desenvolvimento da escrita na/pela criança; Surgimento da escrita; Espaço escolar; Teoria histórico-cultural.Resumo
Este artigo objetiva refletir acerca de aspectos do desenvolvimento da linguagem escrita como um instrumento cultural produzido pela humanidade e seu processo de apropriação pela criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem no materialismo histórico-dialético, fundamentada na teoria histórico-cultural. Sustentam a pesquisa estudos de Vigotski, Luria, Leontiev e Fisher. Os resultados apontam que, ao longo da história, o acesso à escrita foi privilégio de uma minoria e que o ensino, ainda, configura-se, no espaço escolar, predominantemente na lógica tradicional, caracterizando-se como instrumento de dominação e alienação. Conclui-se que o acesso à cultura escrita de forma autônoma é um dos requisitos básicos para que os sujeitos se humanizem, saiam da “caverna” e conquistem a pertença social efetiva. Para tanto, faz-se mister que os professores conheçam como as crianças aprendem, alicerçados numa perspectiva teórica respaldada pela teoria histórico-cultural, que promova o desenvolvimento da autonomia e das máximas potencialidades humanas.
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