OS USOS DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE O “SAVOIR-FAIRE” DE UMA DOCENTE ALFABETIZADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024180-200

Palavras-chave:

Prática docente; Ensino da leitura e escrita; Uso social da língua escrita.

Resumo

A pesquisa investigou as práticas de ensino da leitura e da escrita de uma professora alfabetizadora que lecionava em uma turma do segundo ano de uma escola pública. O objetivo era analisar como elas se relacionavam com o uso social da língua escrita em contextos extraescolares. Numa abordagem qualitativa, fazendo uso dos procedimentos e instrumentos da pesquisa etnográfica, realizou-se observações das práticas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas com a docente, as quais foram baseadas nas entrevistas de autoconfrontação simples de Goigoux (2007). Os resultados mostraram que a docente recorria a vários caminhos metodológicos em busca de formar leitores e escritores proficientes e que as atividades por ela propostas ora se afastavam mais, ora menos, dos usos que os indivíduos fazem da língua escrita em situações do cotidiano, para além dos muros da escola, o que contribuiu para que ela adquirisse uma “existência social”.

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Publicado

2024-06-30