ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024113-132Palavras-chave:
Alfabetização; Turma multisseriada; Planejamento pedagógico.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma turma multisseriada de uma escola do campo do RS. Tem como foco a organização do trabalho pedagógico de uma professora. A ênfase da discussão é sobre como a docente, por meio de uma estrutura de planejamento, desenvolve atividades considerando a heterogeneidade como fator que contribui nos processos de ensino e de aprendizagem. A produção dos dados ocorreu por meio de observações participantes, gravações de vídeos e áudios que foram transcritos e tratados de acordo com a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados evidenciaram uma estrutura permanente de encadeamento das atividades pedagógicas por meio da organização dos alunos coletiva e individualmente, a fim de assegurar o aprendizado da leitura e da escrita de forma inclusiva. Os dados suscitam reflexões sobre a relevância de propostas pedagógicas sistemáticas como uma possibilidade de estruturar o processo de alfabetização respeitando a heterogeneidade das aprendizagens.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.