PENSAMENTO CRÍTICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO COLOMBIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202359-77

Palavras-chave:

Reflexão Crítica; Estratégias de Ensino; Ensino de Ciências; América Latina.

Resumo

O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) é imprescindível para que se possa pensar de forma racional e reflexiva, com foco naquilo que se deve acreditar e fazer. Nesse sentido, é indispensável o debate sobre o uso de Metodologias de Ensino (ME) que incentivem o desenvolvimento do PC na formação dos alunos, futuros cidadãos. Objetivamos investigar o potencial de desenvolvimento do PC nas principais ME utilizadas no contexto colombiano para ensinar Ciências. A presente pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental,  desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. A partir dos dados analisados, percebemos que a ME que melhor promove o PC é a Pedagogia de Projetos, seguida por: ensino pela investigação, ensino por pesquisa/educar pela pesquisa, experimentação investigativa e resolução de problemas. Percebemos ainda que todas as ME analisadas podem promover o PC em Ciências, quando bem mediadas pelo professor.

Biografia do Autor

  • Victória Santos da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduanda do Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal da Fronteira Sul- Brasil; Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM; Bolsista do Programa de Educação Tutorial PETCIÊNCIAS – FNDE-MEC. Orcid iD:https://orcid.org/0000-0003-3105-0695. E-mail: victoriasantos2002.vs@gmail.com. 

  • Letiane Lopes da Cruz, Universidade Federal da Fronteira Sul

     Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Federal da Fronteira Sul- Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências; Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM; Bolsista CAPES/DS. Orcid iD:https://orcid.org/0000-0002-6023-8630; E-mail: [email protected].

  • Roque Ismael da Costa Güllich

    Doutor em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal da Fronteira Sul- Brasil; Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências; Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Bolsista FNDE-MEC do Programa de Educação Tutorial – PETCiências. Orcid iD:https://orcid.org/0000-0002-8597-4909. E-mail: bioroque.girua@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-12-31