60 ANOS DE ANGICOS (RN) E O LEGADO DE PAULO FREIRE
ALFABETIZAÇÃO PELO DIÁLOGO, LETRAMENTO PARA A PAZ
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e3320248-27Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Método freireano, Angicos, Educação para a PazResumo
Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de natureza bibliográfica, visa estabelecer parâmetros de confluência entre o Método Paulo Freire, aplicado no município de Angicos (RN), e a Educação para a Paz, evidenciando o legado freireano para a construção da Cultura de Paz, por meio da alfabetização e do letramento. Fundamenta-se nos conceitos de Cultura de Paz e Educação para a Paz (GALTUNG, 1969; JARES, 2002; RABBANI, 2003), de alfabetização e letramento (SOARES, 2004), e nas análises de Morais (2019) e Santos et.al. (2020), acerca da Política Nacional de Alfabetização de 2019. Os achados evidenciam o caráter antidemocrático da política e a coerência do método freireano com os pressupostos da Educação para a Paz: abordagem dialógica, de cunho político, com foco nos ideais de democracia, direitos humanos e justiça social, imprescindíveis à Cultura de Paz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.