CONTRIBUIÇÕES DOS CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO:

ANÁLISE DA BNCC NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial2023139-158

Palavras-chave:

Metacognição, Atividades de Estatística Descritiva, Situações-problemas para Educação Básica, Habilidades do Pensamento Crítico, Intencionalidade pedagógica

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise das contribuições dos conceitos de Estatística para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e propor atividades didáticas que envolvam esses conceitos. Fizemos uma análise documental na BNCC e interpretamos os dados com o auxílio da Taxonomia de Bloom Revisada. Como resultado emergiu a relação entre as habilidades sugeridas na BNCC, para o Ensino de Estatística, e as dimensões do conhecimento e dos processos cognitivos. Verificamos que inúmeras são as possibilidades de desenvolver o PC a partir da aplicação dos conceitos de Estatística, mas as atividades que envolvem ações do cotidiano dos estudantes promovem maior engajamento deles e à medida que elas são desenvolvidas, de acordo com a intencionalidade pedagógica adotada pelo professor, maior é a eficácia da aprendizagem e desenvolvimento do PC.

Biografia do Autor

  • Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado (FURG - 2022), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFN - 2021), Licenciatura em Matemática (Unipampa - 2017) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela (Unipampa - 2015).

  • Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

    Integrante do Banco de avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e do banco de avaliadores dos Programas de Pós-Graduação, da CAPES. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática (UFN - 1986). Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT) e diversos cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN). Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação). Atuou como docente na Educação Básica Pública do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos. Integra, como Pesquisadora, o Grupo de Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática (GPECIM) e como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em TIC na Educação (GEPTIC), em diversos temas e linhas de pesquisa como: formação de professores em ensino de Ciências e Matemática; ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; ambientes informatizados e ensino a distância; formação docente no contexto das tecnologias digitais e cultura digital; Tecnologia e cognição; educação mediada por tecnologias digitais; educação a distância; tutoria na EaD; TIC na educação; Tecnologias digitais na Educação; Informática na Educação; Informação, Tecnologia, Inovação e Memética. 

Downloads

Publicado

2023-12-31