CONTRIBUCIONES DE LOS CONCEPTOS ESTADÍSTICOS AL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO CRÍTICO

ANÁLISIS BNCC DESDE LA PERSPECTIVA DE LA TAXONOMÍA DE BLOOM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial2023139-158

Palabras clave:

metacognición, Habilidades de pensamiento crítico, Actividades de Estadística Descriptiva, intencionalidad pedagógica, Situaciones problema para la Educación Básica

Resumen

El objetivo de este trabajo es presentar los resultados del análisis de los aportes de los conceptos de Estadística para el desarrollo del Pensamiento Crítico y proponer actividades didácticas que involucren estos conceptos. Realizamos un análisis documental en el BNCC e interpretamos los datos con la ayuda de la Taxonomía de Bloom Revisada. Como resultado, surgió la relación entre las habilidades sugeridas en la BNCC para la Enseñanza de la Estadística y las dimensiones del conocimiento y los procesos cognitivos. Verificamos que existen innumerables posibilidades para desarrollar la PC a partir de la aplicación de los conceptos de Estadística, pero las actividades que involucran acciones cotidianas de los estudiantes promueven mayor compromiso de estos y a medida que se desarrollan, de acuerdo con la intención pedagógica adoptada por el docente, mayor será la eficacia del aprendizaje y desarrollo del PC.

Biografía del autor/a

  • Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado (FURG - 2022), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFN - 2021), Licenciatura em Matemática (Unipampa - 2017) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela (Unipampa - 2015).

  • Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

    Integrante do Banco de avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e do banco de avaliadores dos Programas de Pós-Graduação, da CAPES. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática (UFN - 1986). Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT) e diversos cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN). Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação). Atuou como docente na Educação Básica Pública do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos. Integra, como Pesquisadora, o Grupo de Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática (GPECIM) e como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em TIC na Educação (GEPTIC), em diversos temas e linhas de pesquisa como: formação de professores em ensino de Ciências e Matemática; ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; ambientes informatizados e ensino a distância; formação docente no contexto das tecnologias digitais e cultura digital; Tecnologia e cognição; educação mediada por tecnologias digitais; educação a distância; tutoria na EaD; TIC na educação; Tecnologias digitais na Educação; Informática na Educação; Informação, Tecnologia, Inovação e Memética. 

Publicado

2023-12-31