CONTRIBUTIONS OF STATISTICS CONCEPTS TO THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING

ANÁLISIS BNCC DESDE LA PERSPECTIVA DE LA TAXONOMÍA DE BLOOM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial2023139-158

Keywords:

Metacognition, Critical Thinking skills, Descriptive Statistics Activities, pedagogical intentionality, Problem situations for Basic Education

Abstract

The objective of this work is to present the results of the analysis of the contributions of the concepts of Statistics for the development of Critical Thinking and to propose didactic activities that involve these concepts. We performed a documental analysis at the BNCC and interpreted the data with the aid of the Revised Bloom Taxonomy. As a result, the relationship between the skills suggested in the BNCC for Teaching Statistics and the dimensions of knowledge and cognitive processes emerged. We verified that there are countless possibilities to develop the CT from the application of the concepts of Statistics, but the activities that involve daily actions of the students promote greater engagement of them and as they are developed, according to the pedagogical intention adopted by the teacher , the greater the effectiveness of learning and development of the PC.

Author Biographies

  • Paola Aquino dos Santos, Universidade Franciscana

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Possui especialização em Atendimento Educacional Especializado (FURG - 2022), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UFN - 2021), Licenciatura em Matemática (Unipampa - 2017) e Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela (Unipampa - 2015).

  • Ana Marli Bulegon, Universidade Franciscana

    Integrante do Banco de avaliadores (BASIs), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e do banco de avaliadores dos Programas de Pós-Graduação, da CAPES. Possui doutorado em Informática na Educação (UFRGS - 2011, conceito CAPES 7), Especialização em Psicologia (UESP - Rússia - 2016), Especialização em Gestão do Conhecimento e o paradigma Ontopsicológico (AMF - 2014), Mestrado Profissional em Ensino de Física (UFN - 2006), Especialização em Ensino de Matemática (UFN - 1988) e graduação em Matemática (UFN - 1986). Atualmente trabalha como: Professora Adjunto III no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (PPGECIMAT) e diversos cursos de Graduação da Universidade Franciscana (UFN). Professora colaboradora no PGIE/UFRGS (Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação). Atuou como docente na Educação Básica Pública do Estado do Rio Grande do Sul por 25 anos. Integra, como Pesquisadora, o Grupo de Pesquisa em ensino de Ciências e Matemática (GPECIM) e como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em TIC na Educação (GEPTIC), em diversos temas e linhas de pesquisa como: formação de professores em ensino de Ciências e Matemática; ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática; ambientes informatizados e ensino a distância; formação docente no contexto das tecnologias digitais e cultura digital; Tecnologia e cognição; educação mediada por tecnologias digitais; educação a distância; tutoria na EaD; TIC na educação; Tecnologias digitais na Educação; Informática na Educação; Informação, Tecnologia, Inovação e Memética. 

Published

2023-12-31