PENSAMENTO CRÍTICO E METODOLOGIAS DE ENSINO DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO COLOMBIANO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial202359-77Palavras-chave:
Reflexão Crítica; Estratégias de Ensino; Ensino de Ciências; América Latina.Resumo
O desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) é imprescindível para que se possa pensar de forma racional e reflexiva, com foco naquilo que se deve acreditar e fazer. Nesse sentido, é indispensável o debate sobre o uso de Metodologias de Ensino (ME) que incentivem o desenvolvimento do PC na formação dos alunos, futuros cidadãos. Objetivamos investigar o potencial de desenvolvimento do PC nas principais ME utilizadas no contexto colombiano para ensinar Ciências. A presente pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter documental, desenvolvida em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. A partir dos dados analisados, percebemos que a ME que melhor promove o PC é a Pedagogia de Projetos, seguida por: ensino pela investigação, ensino por pesquisa/educar pela pesquisa, experimentação investigativa e resolução de problemas. Percebemos ainda que todas as ME analisadas podem promover o PC em Ciências, quando bem mediadas pelo professor.
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