CONTRIBUIÇÕES DOS CONCEITOS DE ESTATÍSTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO:
ANÁLISE DA BNCC NA PERSPECTIVA DA TAXONOMIA DE BLOOM
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v17eEspecial2023139-158Palavras-chave:
Metacognição, Atividades de Estatística Descritiva, Situações-problemas para Educação Básica, Habilidades do Pensamento Crítico, Intencionalidade pedagógicaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise das contribuições dos conceitos de Estatística para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e propor atividades didáticas que envolvam esses conceitos. Fizemos uma análise documental na BNCC e interpretamos os dados com o auxílio da Taxonomia de Bloom Revisada. Como resultado emergiu a relação entre as habilidades sugeridas na BNCC, para o Ensino de Estatística, e as dimensões do conhecimento e dos processos cognitivos. Verificamos que inúmeras são as possibilidades de desenvolver o PC a partir da aplicação dos conceitos de Estatística, mas as atividades que envolvem ações do cotidiano dos estudantes promovem maior engajamento deles e à medida que elas são desenvolvidas, de acordo com a intencionalidade pedagógica adotada pelo professor, maior é a eficácia da aprendizagem e desenvolvimento do PC.
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