COMPARAÇÃO DO DISCLOSURE VOLUNTÁRIO SOCIOAMBIENTAL DAS MAIORES EMPRESAS DO
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v9e42020248-274Palavras-chave:
disclosure, responsabilidade social, sustentabilidade.Resumo
Trata-se de um estudo comparativo do disclosure voluntário socioambiental das maiores empresas do agronegócio brasileiro por segmentos. Esse artigo demonstra o nível de qualidade das evidenciações de responsabilidade social das empresas do agronegócio. A pesquisa contou com uma amostra de 151 empresas, dentre as 400, maiores e melhores do ano de 2017, eleitas pela revista Exame. Utilizou-se a análise de conteúdo dos relatórios anuais, de sustentabilidade, de responsabilidade social, ou informações disponibilizadas nos sites web das empresas, e a fim de reduzir a superestimação que ocorre na contagem de palavras foi utilizada uma escala Likert de cinco pontos. O constructo utilizado conta com as categorias, ambiental, recursos humanos, produto e consumidor e envolvimento comunitário. Para comparação são apresentadas as médias por segmento. As análises demonstram que o meio de divulgação mais utilizado pelas empresas é a informação no site web da empresa (55,6%), o segmento com maior número de empresas que divulgam informações socioambientais é o de açúcar e álcool (18,54%), mas com pouca discussão sobre a temática socioambiental. Os segmentos que divulgam informações socioambientais com maior qualidade e discussão mais detalhada são os de madeira e celulose, carne bovina, fruticultura e máquinas e equipamentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.