CUPUAÇU: A FRUTA GLOBALIZADA

Autores

  • Lucimar Batista Socha Unisul
  • Rosa Beatriz Madruga a Pinheiro Unisul

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015554-567

Palavras-chave:

Cupuaçu, comunidades, comercialização, tipicamente.

Resumo

O objetivo deste trabalho é procurar mostrar de forma sucinta como a fruta tipicamente brasileira obteve uma entrada notória no mercado internacional. Os benefícios adquiridos com a exportação e o desenvolvimento de políticas de distribuição de renda nas comunidades menos favorecidas, já que a produção e distribuição podem ser realizadas mesmo de maneira informal. O estudo baseou-se em pesquisas via internet, noticiários e órgãos tais como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- EMBRAPA, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA, Instituto Nacional de Propriedade Industrial-INPI e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, pesquisas estas que demonstram aa diversas possibilidades no   aproveitamento da fruta seja na produção de alimentos, cosméticos e artesanato entre outros. A comercialização internacional enfrentou alguns problemas na sua introdução ao mercado, devido ao fato de outro país ter tentado apoderar-se da marca. Com a luta da comunidade científica e do governo brasileiro através de processos judiciais, conseguiram reverter a situação pelo no nome, que foi preservado. Hoje encontramos em muitos países, com maior facilidade produtos feitos com o CUPUAÇU, fruta que leva o nome e sabor tipicamente brasileiro.

Biografia do Autor

  • Lucimar Batista Socha, Unisul
    Acadêmico Curso de Comércio Exterior, Unisul.
  • Rosa Beatriz Madruga a Pinheiro, Unisul
    Professora da Unisul.

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Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

Estudos de Caso

Como Citar

CUPUAÇU: A FRUTA GLOBALIZADA. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4(2), 554-567. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015554-567

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