ANÁLISE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA HÍDRICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12164

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Escassez Hídrica, Recursos Hídricos.

Resumo

Em meio a crescente urbanização e o aumento significativo de aglomerados urbanos, as bacias hidrográficas têm sido amplamente afetadas. Em regiões metropolitanas, como é o caso de Campinas, o crescimento populacional e o adensamento demográfico é derivado da industrialização e disponibilidade hídrica, o que torna as bacias hidrográficas desses entornos cada vez mais comprometidas em abastecer as comunidades ao redor, seja pela quantidade ou qualidade da água, entre outros fatores. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar um conjunto de indicadores de segurança hídrica visando dar suporte à gestão de recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, considerando como referência as dimensões da Segurança Hídrica, conforme Plano Nacional de Segurança, em consonância ao Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Força Motriz-Pressão-Estado-Impacto-Resposta. O método de pesquisa caracteriza-se como exploratório qualitativo. A escolha do objeto de estudo justifica-se, pois, as bacias hidrográficas, localizadas na Região Metropolitana de Campinas, estão posicionadas em um território estratégico sob o ponto de vista econômico e político. Como resultado, esse trabalho aponta que a aplicação do modelo Força Motriz-Pressão-Estado-Impacto-Resposta como ferramenta para a gestão e segurança hídrica apresenta-se como um dos caminhos para a sustentabilidade das bacias hidrográficas no sentido de auxiliar a garantir uma condição hídrica adequada em termos de disponibilidade e demanda da água.

Biografia do Autor

  • Cibele Roberta Sugahara, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Doutora em Ciência da Informação - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Administração PUC-Campinas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e da Faculdade de Administração da PUC-Campinas. Doutora em Ciência da Informação - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciência da Informação - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Graduada em Administração PUC-Campinas. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e da Faculdade de Administração da PUC-Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão Estratégica e Sustentabilidade. Gestão Estratégica e Sustentabilidade.
  • Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Bacharelado em Matemática, UNESP-Rio Claro, 1981

    Tecnóloga em Saneamento, UNICAMP-Limeira, 1980

    Mestrado em Matemática Aplicada, UNICAMP-Campinas, 1986

    Doutorado em Educação Matemática, UNESP-Rio Claro, 2003

    Professora titular da PUC-Campinas desde 1986

    Pesquisadora e Membro do Programa do Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas

    Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Modelagem Matemática

  • Jakeline Pertile Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Mestranda em Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS) da Pontifícia Universidade Católica - PUC, Campinas, SP. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de São Paulo - USP (campus ESALQ - Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz), Piracicaba, SP (2017). Gestora empresarial com ênfase em Marketing pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC, Americana, SP (2011).

Downloads

Publicado

2023-04-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA HÍDRICA NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e12164. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e12164

Artigos Semelhantes

1-10 de 800

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.