LA IMPORTANCIA DE LOS MACROHONGOS PARA EL MEDIO AMBIENTE

Autores/as

  • Felipe Sant' Anna Cavalcante Mestrando do curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Milton César Costa Campos Engenheiro Agrônomo, Coorientador no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Janaína Paolucci Sales de Lima Zootecnista, Orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v13e12024e7982

Palabras clave:

Amazonas, Etnomicología, Hongos

Resumen

La Etnomicología fue definida como la rama de la Etnobotánica que se dedica al estudio del papel de los hongos. En vista de lo anterior y del conocimiento fragmentado sobre hongos en la región Amazónica, este trabajo tiene como objetivo analizar el conocimiento científico producido sobre la importancia de los macrohongos para el medio ambiente, utilizando consulta en plataformas electrónicas. Así, el levantamiento bibliográfico para obtener artículos científicos y revisión se realizó en las plataformas electrónicas Google académico, Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SCIELO), PubMed, Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y MEDLINE (Literatura Internacional en Ciencias de la Salud). Para ello, utilizando un enfoque descriptivo y exploratorio, incluyendo el período de inclusión 2012-2018. Los macrohongos juegan un papel importante en el equilibrio ecológico, como descomponedores de materia orgánica, además de ser útiles para la naturaleza, también son utilizados por el hombre para el uso de medicamentos, medicinales, alimenticios e industriales.

Biografía del autor/a

  • Felipe Sant' Anna Cavalcante, Mestrando do curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

    É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do
    Ensino Superior pelo UniSL (2019). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
    (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente e Educação. Possui registro no
    Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

  • Milton César Costa Campos, Engenheiro Agrônomo, Coorientador no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
    Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2004), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Estadual Paulista (2006), Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2009) e Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Universidade Estadual de Campinas (2013). É Professor Associado II do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental (2007-2008); Diretor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Campus Humaitá (2010-2014); Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (2015-2019). Foi Diretor do Núcleo Regional Amazônia Ocidental da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2011-2013); Membro titular da Comissão de Gênese e Morfologia do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2015-2019). Até a presente data publicou 155 artigos em periódicos especializados; 08 capítulos de livros e livros e 203 resumos em anais de eventos. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AG - Agronomia; Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo; Coordenador da Comissão de Levantamento e Classificação do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2019 -2023); Vice-diretor da Divisão I - SOLO NO ESPAÇO E NO TEMPO da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2019 -2023). Orienta no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Agronomia Tropical/UFAM. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênese e Morfologia do Solo; Mineralogia do Solo e Relação Solo-Paisagem.
  • Janaína Paolucci Sales de Lima, Zootecnista, Orientadora no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Ciências Agrárias pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Quimioterapia, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: investigação de metabólitos secundários bioativos de interesse medicinal e agronômico.

Publicado

2024-04-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

LA IMPORTANCIA DE LOS MACROHONGOS PARA EL MEDIO AMBIENTE. (2024). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 13(1), e7982. https://doi.org/10.59306/rgsa.v13e12024e7982

Artículos similares

1-10 de 56

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a