CAMPANHA CICLO SIETE 2021: JUNTOS PELA AMAZÔNIA

Autores

  • Norma Barbado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama
  • Patrícia Aguiar de Oliveira dos Santos Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Faculdade Alfa de Umuarama
  • Joyce Ronquim Wedekind Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama
  • Adeilson Moizés de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama
  • Maria Eduarda de Sá Simplício Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v11e0202267-87

Palavras-chave:

Educação ambiental, Rios voadores, Cidade sustentável, Qualidade de vida, Preservação ambiental

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de ações executadas durante a campanha Ciclo Siete 2021 com o objetivo principal de promover diálogos e despertar reflexões sobre a importância da preservação da Amazônia. Esta companha internacional, com iniciativa da Colômbia, é pautada na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Diante disso, estudantes de graduação e pós-graduação de Umuarama, PR, Brasil, estabeleceram ações de extensão, no viés da macrotendência crítica da educação ambiental, promovendo troca de experiências entre instituições de ensino de diferentes localidades com a comunidade em geral. Assim, a mobilidade e articulação dos atores envolvidos foi observada na divulgação da mensagem: “Juntos pela Amazônia”, no pensamento de que a tarefa da preservação desse bioma abrange um território muito além de sua região geográfica. A efetivação das ações foi pautada no tripé da sustentabilidade, no intuito de demonstrar que a destruição da Amazônia implica em consequências ambientais, econômicas e sociais.

Biografia do Autor

Norma Barbado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

Doutora em Agronomia (Unioeste), docente do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama

Patrícia Aguiar de Oliveira dos Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Faculdade Alfa de Umuarama

Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino (UTFPR), Gestão Pública (UEM) e Gestão Empresarial (UNIPAR)

Joyce Ronquim Wedekind, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

Mestre em Arquitetura (UEM), docente do Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama.

Adeilson Moizés de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

Graduando em Ciências Biológicas (Licenciatura) pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Umuarama. 

Maria Eduarda de Sá Simplício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná Campus Umuarama

Downloads

Publicado

2022-01-19