O CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR): ANÁLISE DO CÓDIGO FLORESTAL EM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA - SP

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019386-401

Palabras clave:

Cadastro Ambiental Rural, Código Florestal, Política Pública Florestal.

Resumen

Visando a preservação dos recursos naturais que são finitos e se encontram cada vez mais escassos e caros, se faz necessária sua proteção através de meios legais que visam garantir sua estabilidade e proporcionar uma vida saudável na Terra. Seguindo essa linha de pensamento, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) tem como marco regulatório o Novo Código Florestal, onde seu papel é incentivar a preservação das riquezas naturais florestais e o desenvolvimento de corredores ecológicos, contribuindo para uma melhoria da condição ambiental. Essa pesquisa tem como finalidade compreender as relações existentes entre a parte teórica das legislações ambientais, mais precisamente o Código Florestal, e como acontecem suas aplicações na prática. A pesquisa teve como base o Estudo de Caso da situação da implantação do CAR no município de Limeira - SP. Limeira é o nono município do estado de São Paulo que mais cadastrou terras no CAR, aproximadamente 39.951,29 ha, correspondendo a 0,69% das áreas cadastráveis do estado. A partir dos dados analisados nesta pesquisa, pode concluir que o município de Limeira teve um bom índice de cadastramento de suas propriedades no CAR, mostrando que a população da cidade se mostrou receptiva ao Cadastro. Para uma efetiva implantação será necessário o devido investimento e atenção do Poder Público para que o Cadastro tenha real influência nas tomadas de decisões.

Biografía del autor/a

  • Juliana Dal Bello Ferreira da Silva, Unicamp, Faculdade de Tecnologia, área Ambiental
    Tecnóloga em Controle Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Rafael Costa Freiria, Unicamp "Universidade Estadual de Campinas"
    Professor efetivo da Unicamp, Faculdade de Tecnologia, área Ambiental

Publicado

2019-06-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O CADASTRO AMBIENTAL RURAL (CAR): ANÁLISE DO CÓDIGO FLORESTAL EM ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DE LIMEIRA - SP. (2019). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 8(2), 386-401. https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e22019386-401

Artículos similares

11-20 de 1030

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.