JARDINS URBANOS: SAÚDE HUMANA, TERAPIA E SUSTENTABILIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022459-478

Palavras-chave:

Hortas comunitárias, Terapia, Sustentabilidade, Saúde humana, Bem-estar

Resumo

Jardins urbanos transformam o meio ambiente, são capazes de restabelecer a biodiversidade, proporcionam mais qualidade de vida para os cidadãos. Hortas urbanas são elementos importantes que levam à sustentabilidade urbana, sendo benéficas para a saúde humana. Assim, o objetivo deste artigo é analisar os benefícios das hortas urbanas através de terapias de saúde humana na promoção da sustentabilidade. Para este fim, foi realizada uma análise bibliométrica a partir de uma pesquisa sistemática no banco de dados Scopus. Foi identificado que a pesquisa surge nos seguintes campos de conhecimento: Ciências Agrárias e Biológicas, Ciências Ambientais, Artes e Humanidades, Engenharia, Medicina, Ciências Sociais e Veterinária. Os resultados do presente trabalho indicam que esta área ainda carece de estudos mais detalhados, mas, ao mesmo tempo, existem muitos benefícios terapêuticos dos jardins urbanos em relação à qualidade de vida das pessoas de todas as idades, sejam elas idosas, deficientes ou com distúrbios psicológicos.

Biografia do Autor

  • Marc François Richter, Uergs - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Possui Graduação em Química (1990) e Doutorado em Bioquímica (1995) pela Albert-Ludwigs Universität Freiburg (Alemanha). Realizou Pós-Doutorado no Institut Pasteur na França (1995-1997), e um segundo como pesquisador visitante do CNPq no Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). De 2000 a 2003 trabalhou junto ao Centro Integrado do Câncer (ULBRA) e a Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-câncer. Atuou também como Orientador de Mestrado durante os anos 2006 a 2010 no Programa de Pós-Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA da ULBRA). Atualmente, atua como professor adjunto na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como professor adjunto (desde 2003). Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2010 a 2014). Foi Membro do Conselho de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento tecnológico do Estado do RS (SCIT-RS) (2012 a 2015). De 2016 a 2018 exerceu a função de Presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia. Desde março de 2018 está lecionando e atuando em projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da Gestão Ambiental e Biotecnologia. Também é Membro do Conselho do Núcleo de Inovação Tecnológico - NITUergs. Em 2019 iniciou suas atividades como professor-orientador em 2 Mestrados profissionais: 1) Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS-Uergs); e 2) Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-Uergs). É editor chefe do Blog REPENSE, que realiza divulgação e conscientização de assuntos ligadas a sustentabilidade.

  • Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

    Licenciada em Pedagogia, Graduada em Processos Gerenciais Mestre em Educação Científica e Tecnológica e Doutora e Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ministério da Educação Brasil). É avaliadora Ad Hoc de Periódicos Nacionais e Internacionais. Avaliadora no programa PNLD Educação Infantil. Consultora na produção de material didático baixa visão UNESCO. Trabalha na área educacional há mais de 25 anos. Faz parte do comitê científico de revistas nacionais e internacionais . Atualmente as áreas de estudo são: inovação, inovação no setor público, empreendedorismo, cidades inteligentes, educação, educação especial e modelo pedagógico digital. Gosta de inovar na arte de pesquisar e disseminar o conhecimento.

  • Angela Guimarães, Fortgreen Comercial Agrícola S.A.

    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Atualmente é instrutora do Centro de Desenvolvimento e aprendizagem tecnológica, instrutora da Faculdade do Grupo UNIASSELVI e coordenadora Administrativa - FORTGREEN COMERCIAL AGRICOLA S.A. Ainda é a responsável pela área Ambinetal na mesma empresa. Tem experiência na área de Gestão estratégica e na área da educação, com ênfase em Administração Educacional

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

JARDINS URBANOS: SAÚDE HUMANA, TERAPIA E SUSTENTABILIDADE. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 459-478. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022459-478

Artigos Semelhantes

1-10 de 766

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)