O CENÁRIO DAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL E AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS SOBRE OS TRADE-OFF LICITATÓRIOS

Autores

  • Sylvia Karla Gomes Barbosa Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atualmente é professora de ensino superior do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA)
  • Leandro de Sousa Floriano Bacharel em Administração do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA).
  • Marise Cristina Monteiro Estudande de Graduação em ciência do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA).
  • Josimar Vieira Dos Reis Universidade Federal de Pernambuco - UFPE http://orcid.org/0000-0002-4466-1244

Palavras-chave:

Contratações Públicas, Gestão Pública, Responsabilidade Social.

Resumo

Este estudo buscou analisar o cenário das contratações públicas no Brasil entre os anos de 2018 a 2021 e suas respectivas práticas sustentáveis, valorizadas pelo princípio da economia das contas públicas, com vistas ao uso consciente dos recursos disponíveis. Para isso, a pesquisa foi direcionada para sinalizar os custos dos processos licitatórios e demonstrar os déficits e/ou ineficiências dos processos gerenciados pela máquina pública, além de desmistificar paradigmas pré-estabelecidos na sociedade sobre a forma de contratação pública. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando materiais previamente publicados em livros, artigos, dissertações, teses e nos sites oficiais do governo federal e sites especializados em transparência. Vale ressaltar que, em termos de número de contratos, destaca-se o estado do Rio de Janeiro, porém em termos de volume monetário, o Distrito Federal ocupa a primeira posição em comparação aos demais estados brasileiros em contratos de licitação.

Biografia do Autor

Josimar Vieira Dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutorando (2019) e Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE. Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing - FGM/IBGM (2012). Tem Especialização em Gestão Ambiental na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2015). Graduando de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco na modalidade EAD e possui Técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica Regional - ETR (2013). Colaborador no grupo de pesquisa "Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Sergeo/CNPq/UFPE)". É docente em programa de Pós-graduação na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) - Campus Centro do Recife. Vem desenvolvendo estudos nas áreas de Pagamento por serviços ambientais; Economia Ecológica; Valoração ambiental; Serviços ambientais e ecossistêmicos. É membro da sociedade internacional e da brasileira de Economia Ecológica - ISEE/ECOECO.

 

Downloads

Publicado

2022-06-01

Edição

Seção

Artigos