VALORAÇÃO AMBIENTAL DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MARINHA NO LITORAL DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022358-375

Palavras-chave:

Unidades de conservação marinhas, Pagamento por serviços ambientais, Políticas públicas

Resumo

Neste artigo estabelece-se uma estrutura conceitual para investigar o senso de conservação dos visitantes em uma área de proteção ambiental marinha no nordeste brasileiro, onde se avalia os serviços ecossistêmicos culturais de recreação, partindo de um cenário hipotético de degradação ambiental. Para isso, foi utilizado as associações entre a (i) disposição a pagar pela conservação da natureza (ii) nível de senso ambiental dos visitantes iii) experiência direta na natureza nos locais de visitação. Onde foi aplicado 383 questionários que se realizaram em três momentos, utilizando a técnica do método de avaliação contingente (MVC). Reconhece-se que os visitantes se beneficiam das suas experiências com a natureza. No entanto, a compensação de valor monetário para melhoria nas ações de conservação da natureza, foi vista como positiva pelos visitantes, apontando a possibilidade na disposição a pagar de uma taxa para a conservação ambiental dos serviços ecossistêmicos culturais.

Biografia do Autor

  • Josimar Vieira Dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Doutorando (2019) e Mestre (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco - PRODEMA/UFPE. Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Gestão e Marketing - FGM/IBGM (2012). Tem Especialização em Gestão Ambiental na Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE (2015). Graduando de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco na modalidade EAD e possui Técnico em Meio Ambiente pela Escola Técnica Regional - ETR (2013). Colaborador no grupo de pesquisa "Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Sergeo/CNPq/UFPE)". É docente em programa de Pós-graduação na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) - Campus Centro do Recife. Vem desenvolvendo estudos nas áreas de Pagamento por serviços ambientais; Economia Ecológica; Valoração ambiental; Serviços ambientais e ecossistêmicos. É membro da sociedade internacional e da brasileira de Economia Ecológica - ISEE/ECOECO.

     
  • Vanice Santiago Fragoso Selva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa na faculdade de Ciência e Tecnologia (2012-2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente-Prodema e do Programa de Pós-Graduação em Turismo-UFPE, do Doutoramento em Gestão e Politicas Ambientais da Universidade de Cabo Verde no âmbito da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REAPLP e, dos cursos de graduação em Geografia e em Turismo da UFPE. Participou de Missão de trabalho do Programa UNIBRAL I de Cooperação e Parceria Universitária entre os cursos de Geografia da UFPE e da Christian- Albrechts- Universitat zu Kiel, Projeto 068/12 da CAPES. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio ambiente -Prodema/UFPE (2007-2012). Avaliadora do PNLD em Geografia - Ensino Fundamental (2010-2011). Tutora do Programa Educacional Tutorial-PET Gestão Política Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente-Consema/PE, Membro da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco-CIEA/PE. Membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente (2015-2017). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase na gestão do território - Análise espacial do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, turismo, ambiente, educação ambiental, ecoturismo, áreas protegidas e áreas litorâneas.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VALORAÇÃO AMBIENTAL DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS CULTURAIS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MARINHA NO LITORAL DO NORDESTE BRASILEIRO. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 358-375. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022358-375

Artigos Semelhantes

1-10 de 1279

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)