O aprisionamento do gênero pelas categorias do Direito e os efeitos na educação
apontamentos sobre a teoria queer, pedagogia da autonomia e questões sobre pessoas trans
DOI:
https://doi.org/10.29293/rdfg.v7i01.274Palavras-chave:
Direito à educação. Teoria Queer. Pessoas Trans. Pedagogia da autonomia.Resumo
Sob uma vertente metodológica jurídico-crítico-descritiva, explana-se sob a matriz teórica de Paulo Freire, a “Pedagogia da Autonomia”, para mostrar a relação do professor-aluno no contexto educação. Logo após, aduz dados sobre a violência contra a população trans e sua marginalização. Em seguida, mostra-se como que o projeto artístico pedagógico “Transvest” cumpre essa proposta de educação transformadora dentro da realidade da população trans com suas bases e objetivos específicos. Conclui-se sobre a viabilidade da teoria apresentada e da necessidade de expansão de projetos/ONGs/cursinho como o descrito no texto.
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Copyright (c) 2020 Letticia Lages Gusmão, Rainer Bomfim, Jessica de Paula Bueno da Silva, Daniele Ebner
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