O aprisionamento do gênero pelas categorias do Direito e os efeitos na educação

apontamentos sobre a teoria queer, pedagogia da autonomia e questões sobre pessoas trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29293/rdfg.v7i01.274

Palavras-chave:

Direito à educação. Teoria Queer. Pessoas Trans. Pedagogia da autonomia.

Resumo

Sob uma vertente metodológica jurídico-crítico-descritiva, explana-se sob a matriz teórica de Paulo Freire, a “Pedagogia da Autonomia”, para mostrar a relação do professor-aluno no contexto educação. Logo após, aduz dados sobre a violência contra a população trans e sua marginalização. Em seguida, mostra-se como que o projeto artístico pedagógico “Transvest” cumpre essa proposta de educação transformadora dentro da realidade da população trans com suas bases e objetivos específicos. Conclui-se sobre a viabilidade da teoria apresentada e da necessidade de expansão de projetos/ONGs/cursinho como o descrito no texto.

Biografia do Autor

  • Letticia Lages Gusmão, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Bacharela em Jornalismo pela UFOP.

  • Rainer Bomfim, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharel em Direito pela UFOP. Membro e Coordenador da linha de extensão do Grupo de Estudos “Omissão Legislativa e o papel do Supremo Tribunal de Justiça: estudo sobre a ADO. n. 26”.

  • Jessica de Paula Bueno da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

    Doutoranda em Direito pela UFMG. Mestra em Direito pela UFOP. Especialista em Direito Processual pela PUC/MG. Bacharela em Direito pela Faculdade Milton Campos.

  • Daniele Ebner, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil.

    Bacharela em Jornalismo pela UFOP.

Publicado

2020-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O aprisionamento do gênero pelas categorias do Direito e os efeitos na educação: apontamentos sobre a teoria queer, pedagogia da autonomia e questões sobre pessoas trans. Revista de Direito da Faculdade Guanambi, Guanambi, v. 7, n. 01, p. e274, 2020. DOI: 10.29293/rdfg.v7i01.274. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/RDFG/article/view/13937.. Acesso em: 14 jul. 2024.