A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v14e252020136-152

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Campo científico, Epistemologia.

Resumo

O objetivo é apresentar resultados de estudos de caráter epistemológico sobre a produção em educação física de pesquisadores que atuam na região Nordeste do Brasil. Foram comparados resultados de duas pesquisas (2005 e 2017 sobre a temática Educação Física Escolar). Os resultados indicam que a temática predominante em 2005 (20%) aparece secundarizada em nova pesquisa de 2017 (10,14%). Apesar de ser superada por temáticas da biodinâmica, a problemática da Escola segue sendo básica para a compreensão da construção do campo científico da Educação Física no Brasil. Entretanto, a construção desse campo científico exige o aprofundamento sobre sua natureza e seu estatuto epistemológico.

Biografia do Autor

  • Márcia Chaves Gamboa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Dra em Educação Unicamp, Professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Downloads

Publicado

2020-08-26

Edição

Seção

Dossiê Temático