ASPECTOS DE UMA EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: UMA NOVA ORDEM EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v12e222018471-488Palavras-chave:
Educação ao longo da vida, Lifelong learning, Nova ordem educativa. Cidadão aprendente, Educação permanente.Resumo
O postulado de educação ao longo da vida, como um dos pilares da construção dos sistemas educacionais em nível global, é definido pela UNESCO como paradigma de uma nova proposta de educação para a pós-modernidade, originada dos debates dos anos de 1970, e materializados no relatório dirigido pelo primeiro ministro da educação Edgar Faure (1972). Foi retomada na década de 1990, em um contexto de auge do desenvolvimento tecnológico e de reformas econômicas e mudanças culturais. O objetivo deste trabalho foi compreender a origem, as ideias e ideais que fundamentam o propósito da Educação ao longo da vida e os discursos que dela se originam. Procura mostrar alguns aspectos desse conceito, buscando identificar e apontar qual é o seu lugar, no que se refere à Educação nos âmbitos da formação para a vida (perspectiva humanista) e para trabalho (perspectiva instrumental).Downloads
Publicado
2018-12-19
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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