FORMAÇÃO INICIAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v12e21201895-112

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Educação Infantil, Docência

Resumo

No contexto dos desafios conexos à formação de professores, este artigo resulta de pesquisa articulada ao acompanhamento em um Curso de Pedagogia (2006 - 2017), focalizando as perspectivas de atuação dos licenciandos com atenção à Educação Infantil. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, tematiza eixos ligados à formação, às experiências de atuação e aos requisitos para o trabalho docente, implicados com o posicionamento da Educação Infantil no horizonte das escolhas profissonais. A partir dos dados, informa a presença da Educação Infantil no repertório das possibilidades profissionais, marcada com significações de desprestígio, assinalando o reconhecimento de um campo de atuação que precisa avançar na sua afirmação e reconhecimento social.

Biografia do Autor

  • Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação (2010 - 2016). Coordenadora do GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2017). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Linguagem e Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Dossiê Temático