A POSTURA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO CAMPO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017451-470

Palavras-chave:

Violência escolar, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Método pedagógico tradicional, Le bouce émissaire, Método pedagógico sócio construtivista.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica de aporte qualitativo que utiliza o exemplo do funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para abordar a dimensão simbólica da violência escolar. Seu objetivo é o de refletir em torno da temática da violência escolar, tendo como foco a relação entre professor e aluno, no que diz respeito à postura pedagógica em sala de aula. As experiências PIBID ocorreram em escolas que recebem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e são estigmatizados como violentos. O referencial teórico baseia-se em autores que tratam do tema da violência escolar, sendo alguns destes: Abramovay (2003), Casanova (2011), Bourdieu e Passeron (1970) entre outros. A perspectiva é a de debater, através de uma análise crítica sobre a postura pedagógica nas escolas, como o perfil do professor pode desenvolver ou prevenir certas situações de violência no espaço escolar. Consideramos que posturas pedagógicas ditas como tradicionais tendem a reforçar situações e condições de violência, sejam elas físicas, verbais ou simbólicas entre professor e aluno, bem como entre alunos e alunos. De outro lado, posturas versadas para o sócio-construtivismo, baseadas no diálogo, na escuta sensível e na busca por atividades que promovam a ludicidade dentro da escola, vêm contribuindo para um clima escolar mais saudável e, consequentemente, menos violento.

Biografia do Autor

  • Rosa Maria Bortolotti de Camargo, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de Santa Maria. Professora Formada em Nível I, pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac (IEEOB) e Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trabalhou como formadora de jovens no Projeto Esperança ofertado nos quarteis de Santa Maria à jovens em situação de vulnerabilidade social no ano de 2007. Atuou como professora em escolas maternais, durante dois anos, em escolas privadas da cidade de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil. Realizou mobilidade acadêmica no ano de 2012, por seis meses, na Faculdad de Educación Elemental y Especial da Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), em Mendoza/Argentina, como bolsista da Asociación de las Universidades del Grupo Montevidéo (AUGM). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Pedagogia (Anos Iniciais), pela Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 2011 e 2014. Foi voluntária do PIBID/UFSM/Pedagogia (Anos Iniciais) durante o ano de 2014 e 2015. É integrante CNPQ de Iniciação Científica do Observatório de Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e vinculado ao Grupo Elos, pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi estudante ERAMUS Mundus, pelo programa IBRASIL financiado pela Uniao Europeia (UE), na Université de Lille 3, em Lille/França. Formação à nível de Master 1 en Sciences de l'Education Spécialité Travail Éducatif en Santé, Social et Scolaire na Université de Lille 3, em Lille/França. Mestranda em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (2016-2018).
  • Rosane Carneiro Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria
    icenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência - Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada II da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordena o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Autora de vários artigos e capítulos de livros. 

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua