GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOS DIRETORES EM MINAS GERAIS

Autores

  • Adriana Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Helena Augusto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tiago Jorge Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v10e172016199-214

Palavras-chave:

Ensino Médio, Gestão Escolar, Trabalho do Diretor, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Resumo

Este artigo busca apresentar quem são os diretores de escolas de Ensino Médio em Minas Gerais e como eles respondem as demandas advindas do chamado Acordo de Resultados estabelecido entre as escolas e os órgãos centrais da educação no estado. Este acordo está voltado para o cumprimento de metas, buscando o alinhamento das políticas educacionais às políticas de governo, com base nos resultados obtidos em sistemas de avaliação do estado e nacionais. Neste processo, não se leva em consideração outros aspectos, como as condições de trabalho das escolas e dos professores, as desigualdades sociais e educacionais existentes, e as peculiaridades de cada região e de cada escola. A avaliação é vista como um mecanismo indutor de excelência e torna-se um mecanismo eficaz de controle e de responsabilização de seus agentes.

 

Biografia do Autor

  • Adriana Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela UFMG. Professora da FaE/UFMG (graduação e pós-graduação). Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Trabalho Docente - GESTRADO/UFMG. Estudos e pesquisas nas áreas de política educacional e trabalho docente (ênfase nas temáticas das reformas e novas regulações educacionais, gestão dos sistemas públicos de educação e das escolas). 

  • Maria Helena Augusto, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação pela FAE/UFMG. Pesquisadora colaboradora do Gestrado Fae/UFMG. Professora aposentada na SEE/MG. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e trabalho decente. 

  • Tiago Jorge, Universidade Federal de Minas Gerais

    Integrante do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Faculdade de Educação da UFMG - GESTRADO/UFMG. Doutorado em Educação pela UFMG. Pós-doutorando pelo programa PNPD/CAPES e pesquisador colaborador da Faculdade de Educação - UFMG no Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO). 

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Publicado

2016-08-12