DE QUE FORMA É QUE A GRAMÁTICA PODE SER ABORDADA ATRAVÉS DA LEITURA? O CASO DO PRETÉRITO IMPERFEITO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024%25pPalavras-chave:
Didática da Gramática e da Leitura, Laboratório Gramatical, Pedagogia dos Discursos, Formação de ProfessoresResumo
O presente estudo dá a conhecer como os domínios da Gramática, em particular o pretérito imperfeito e da Leitura, podem ser trabalhados de forma articulada, através da utilização da Pedagogia dos Discursos e o Laboratório Gramatical. É resultado de um estudo realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Foram definidos como objetivos: i) conhecer a relação dos alunos com a Gramática e a Leitura; ii) compreender a relação entre a utilização do Laboratório Gramatical (LG) e a pedagogia dos discursos (PD), com o desenvolvimento de competências dos alunos, no domínio da Gramática e da Leitura. Foram utilizados, para recolha de dados, a observação participante, o questionário, o teste diagnóstico e o Laboratório Gramatical. Os resultados mostraram que os alunos aprendiam os conteúdos gramaticais única e exclusivamente pela memorização e de forma isolada. Com a utilização do LG e da PD, foi possível observar que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos na identificação e utilização do pretérito imperfeito e na compreensão e interpretação textuais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.