DE QUE FORMA É QUE A GRAMÁTICA PODE SER ABORDADA ATRAVÉS DA LEITURA? O CASO DO PRETÉRITO IMPERFEITO

Authors

  • Lúcia Aidos Escola Secundária Fonseca Benavides – Portugal
  • Madalena Teixeira Universidade de Aveiro - Portugal
  • Pedro António Crocetta Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024%25p

Keywords:

Didática da Gramática e da Leitura, Laboratório Gramatical, Pedagogia dos Discursos, Formação de Professores

Abstract

O presente estudo dá a conhecer como os domínios da Gramática, em particular o pretérito imperfeito e da Leitura, podem ser trabalhados de forma articulada, através da utilização da Pedagogia dos Discursos e o Laboratório Gramatical.  É resultado de um estudo realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Foram definidos como objetivos: i) conhecer a relação dos alunos com a Gramática e a Leitura; ii) compreender a relação entre a utilização do Laboratório Gramatical (LG) e a pedagogia dos discursos (PD), com o desenvolvimento de competências dos alunos, no domínio da Gramática e da Leitura. Foram utilizados, para recolha de dados, a observação participante, o questionário, o teste diagnóstico e o Laboratório Gramatical. Os resultados mostraram que os alunos aprendiam os conteúdos gramaticais única e exclusivamente pela memorização e de forma isolada. Com a utilização do LG e da PD, foi possível observar que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos na identificação e utilização do pretérito imperfeito e na compreensão e interpretação textuais.

Published

2024-06-29