ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DO SEMIÁRIDO BAIANO PÓS-PNAIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024158-179

Palavras-chave:

Alfabetização; Letramento; PNAIC; Representações sociais; Alfabetizadoras.

Resumo

Na última década, ou seja, entre 2012 e 2022, as alfabetizadoras do semiárido baiano participaram do Programa Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no qual acessaram os fundamentos teórico-práticos da alfabetização e do letramento.  Ao longo desse período pouco se sabe acerca das imagens que ficaram desses fundamentos nas narrativas de docentes sobre suas práticas em salas de aula.  Este estudo, portanto, com base nos estudos da intertextualidade referenciados pela análise  do discurso textualmente orientada (ADTO) (FAIRCLOUGH, 2001) e  com base  na teoria das representações sociais (JODELET, 2001; ABRIC, 2016), visa descrever as novas ancoragens discursivas e as transformações dos conceitos de alfabetização e do letramento nas narrativas de um grupo de alfabetizadoras formadas pelo referido programa PNAIC. A partir dessas análises, serão reveladas as mudanças de posicionamentos e de conhecimentos, além de destacar a relevância deste tipo de estudo para o acompanhamento dos futuros projetos de formação continuada  no Brasil.

Biografia do Autor

  • Maéve Melo dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

  • Cosme Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Pós-doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas  (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB).

Downloads

Publicado

2024-06-30