ALFABETIZAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO: (RE) CONFIGURAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024224-241Palavras-chave:
AlfabetizaçãoResumo
O presente artigo discute a alfabetização no cenário educacional brasileiro enquanto um campo de contradições e reconfigurações. Elege-se como marco temporal a década de 80, por representar um momento de grande ebulição social, acadêmica e política no país, que possibilitou a gestão de diferentes políticas públicas de alfabetização (SOARES, 2003; MORTATTI, 2000; SMOLKA, 2018; KLEIMAN, 1998). A proposição deste artigo justifica-se pela necessidade de problematizar como esses discursos e práticas refletem contradições e reconfigurações no campo da alfabetização e os diferentes modos como os atores que dele participam se reconhecem (ou não) nesse processo. Inspira-se nos princípios da pesquisa documental (LUDKE; ANDRÉ, 2020), elegendo como categorias: fundamentos teóricos em alfabetização e indicações das políticas públicas de alfabetização.
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