LETRAMENTO E LEITURA DE MUNDO: CONSIDERAÇÕES DE PAULO FREIRE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202428-42

Palavras-chave:

alfabetização, educação emancipadora, letramento, leitura de mundo, Paulo Freire

Resumo

Compreendendo que a alfabetização deve ser significativa, relevante e acontecer como um processo que é inseparável da construção social das práticas de leitura e de escrita, neste artigo, objetivamos responder: quais as principais considerações de P. Freire sobre a alfabetização e a relação entre letramento e leitura de mundo? Temos como objetivo, apresentar as principais ideias de alfabetização emancipadora, na perspectiva Freireana. Trata-se de estudo teórico e documental, considerando escritos de P. Freire e estudiosos do seu pensamento sobre a alfabetização e documentos disponíveis no acervo Paulo Freire do Instituto e do Memorial Paulo Freire. Conclui-se que a pedagogia de P. Freire nos impulsiona a compreender que linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A leitura e a escrita, de textos, de palavras, de letras, não podem significar uma ruptura com a “leitura” do mundo.

Biografia do Autor

  • Marta Rosani Taras Vaz, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro Oeste/Irati-Pr.

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Publicado

2024-06-30