A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

A COMPREENSÃO DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CRICIÚMA-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022464-482

Palavras-chave:

Transição, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A pesquisa objetivou investigar a compreensão de professoras em duas escolas do município de Criciúma (SC) a partir do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prescreve sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para atingir o objetivo a metodologia utilizada foi à pesquisa de campo de abordagem qualitativa, da qual participaram quatro professoras que atuam na pré-escola e no primeiro ano dos anos iniciais, através de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa evidenciou que a maioria das professoras tem conhecimento do que é a BNCC, mas não sobre a transição dos níveis de ensino. O motivo apontado pelas entrevistadas foi porque não participaram de formações sobre a BNCC ou mesmo, quando tiveram, o tema da transição não foi tratado. Essa transição que as crianças vivenciam decorre da mudança de atividade principal, pois neste momento as crianças passam por crises.

Biografia do Autor

  • Viviane Ribeiro Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE). Trabalha como professora de Educação Física nas redes públicas municipais desde o ano de 2015. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Criciúma-SC (20h), professora de Educação Física do Colégio UNESC (20h) e professora no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) com disciplina no curso de Educação Física. Disciplinas já ministradas: desenvolvimento motor, ginástica, ensino médio e esportes diversos.  

  • Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como professor Nível III e responde pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção; GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência em todos os níveis de Educação e atualmente atua com exclusividade no Ensino Superior, como docente e pesquisar em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento, educação física-conhecimento e metodologia de ensino da educação física.

  • Liliane De Bem Vieira, Rede Municipal de Educação do Município de Santa Rosa do Sul (SC)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Epecialização em Educação Infantil e Anos Iniciais-Faveni e Fundamentos e Organização Curricular- UNESC/UNIEDU. Participou de iniciação científica e do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Trabalha como professora de Educação Infantil e Anos iniciais nas redes públicas municipais e estadual desde o ano de 2018. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Santa Rosa do Sul-SC.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua