LA TRANSICIÓN DE LA EDUCACIÓN INFANTIL A LA EDUCACIÓN PRIMARIA EN EL CURRÍCULO COMÚN DE BASE NACIONAL:

LA COMPRENSIÓN DE LOS DOCENTES DE LA RED MUNICIPAL DE EDUCACIÓN DE CRICIÚMA-SC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022464-482

Palabras clave:

Transición, Educación Infantil, Enseñanza fundamental, Enseñanza fundamental; Base Curricular Nacional Común

Resumen

La investigación tuvo como objetivo investigar la comprensión de los profesores de dos escuelas de la ciudad de Criciúma (SC) a partir de lo que prescribe la Base Curricular Común Nacional (BNCC) sobre la transición de la Educación Infantil a la Enseñanza Fundamental. Para lograr el objetivo, la metodología utilizada fue una investigación de campo con enfoque cualitativo, en la que participaron cuatro docentes que laboran en preescolar y en el primer año de los años iniciales, a través de una entrevista semiestructurada. La investigación mostró que la mayoría de los docentes tiene conocimiento de lo que es la BNCC, pero no de la transición de los niveles de enseñanza. La razón aducida por los entrevistados fue porque no participaron de las capacitaciones sobre la BNCC o incluso, cuando lo hicieron, no se abordó el tema de la transición. Esta transición que experimentan los niños se deriva del cambio de actividad principal, porque en este momento los niños pasan por crisis.

Biografía del autor/a

  • Viviane Ribeiro Pereira, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Graduada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela mesma Universidade. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE). Trabalha como professora de Educação Física nas redes públicas municipais desde o ano de 2015. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Criciúma-SC (20h), professora de Educação Física do Colégio UNESC (20h) e professora no Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE) com disciplina no curso de Educação Física. Disciplinas já ministradas: desenvolvimento motor, ginástica, ensino médio e esportes diversos.  

  • Vidalcir Ortigara, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicologia da Universidad de La Habana, Cuba. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como professor Nível III e responde pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022). Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção; GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência em todos os níveis de Educação e atualmente atua com exclusividade no Ensino Superior, como docente e pesquisar em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento, educação física-conhecimento e metodologia de ensino da educação física.

  • Liliane De Bem Vieira, Rede Municipal de Educação do Município de Santa Rosa do Sul (SC)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Epecialização em Educação Infantil e Anos Iniciais-Faveni e Fundamentos e Organização Curricular- UNESC/UNIEDU. Participou de iniciação científica e do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Trabalha como professora de Educação Infantil e Anos iniciais nas redes públicas municipais e estadual desde o ano de 2018. Atualmente professora efetiva da rede Municipal de Educação do município de Santa Rosa do Sul-SC.

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua