LA EDUCACIÓN ESCOLAR INDÍGENA EN BRASIL: UN ANÁLISIS CRÍTICO DESDE LA COYUNTURA DE LOS 20 AÑOS DE LDB

Autores/as

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Adria Simone Duarte de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Celia Aparecida Betiol UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e19201758-75

Palabras clave:

Educación Escolar Indígena, LDB, Avances y retrocesos.

Resumen

El objetivo de este artículo es reflexionar sobre la trayectoria de la educación escolar indígena en Brasil, tomando como referencia los 20 (veinte) años de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional-LDB, Ley 9394/96, y los avances y retrocesos traducidos durante ese período histórico. La educación escolar indígena, fruto de mucha organización y lucha de los pueblos indígenas y de los movimientos sociales indígenas e indigenistas, fue construida en un arduo proceso dialéctico, que involucró la población indígena brasileña, los movimientos sociales, las instituciones de enseñanza, además de la participación efectiva de intelectuales e investigadores de esa temática. Fueron 20 años de conquistas que reflejan la organización de todos los involucrados, pero ni lejos sólo victorias, pues en la esencia de los muchos cambios ocurridos, acontecieron retrocesos que se hicieron presentes en eses años de historia. Sin embargo, se pretende contribuir con el debate nacional, apuntando elementos que contribuyeron y/o perjudicaron el proceso de consolidación de la política de educación escolar indígena en Brasil.

Biografía del autor/a

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infancia, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: politica pública e Curriculo, educação infantil, ideologia, metodologia e formacao de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Universidade do Estado do Amazonas.Pesquisador visitante do Instituto CERTI Amazônia, onde tem atuado no apoio pedagógico de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador em atividades relativas à execução de procedimentos de consultoria em projetos educacionais. Contatos (92) 8231-7799 [email protected]. [email protected]
  • Adria Simone Duarte de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Coordena o Curso de Pedagogia Intercultural ofertado no município de São Paulo de Olivença-Amazonas iniciado em 2014. Atua nas disciplinas de Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena e formação de professores indígenas.
  • Celia Aparecida Betiol, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UEA). É doutorando do programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas. Foi coordenadora do PROIND ( Programa de Formação do Magistério Indígena ) da UEA. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena e do Núcleo de Educação Escolar Indígena da referida universidade. Atua nas disciplinas de Estágio, Didática e Pesquisa e Prática Pedagógica. Sua atuação e pesquisas são nos temas: formação de professores, educação escolar indígena e formação de professores indígenas.

Publicado

2017-07-31

Número

Sección

Dossiê Temático