INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN BRAZIL: A CRITICAL ANALYSIS TAKING AS POINT OF DEPARTURE THE TWENTY YEARS OF THE LAW OF DIRECTIVES AND BASES FOR NATIONAL EDUCATION

Authors

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Adria Simone Duarte de Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Celia Aparecida Betiol UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e19201758-75

Keywords:

Indigenous School Education, Law of Directives and Bases for National Education, Backward and forward steps.

Abstract

This article aims at causing a reflection on the trajectory of Indigenous school Education in Brazil, taking as point of departure the twenty years of the Law of Directives and Bases for National Education (Portuguese: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Law 9394/96, as well as both backward and forward steps that took place during such historical period. Resulted from a process of organization and struggles of indigenous peoples and social movements, Indigenous School Education has been built from a tough dialectical process, which involved the Brazilian indigenous population, social movements and educational institutions along with the participation of scholars and researchers, majored in indigenous issues. Thanks to the involvement of all these social actors, conquests have taken place during these twenty years. Nevertheless, backward steps have also been present in the core of the transformations occurred in the mentioned time. Therefore, in this article, we intend to contribute to the national debate concerning the indigenous issues, pointing out the elements that contributed and/or impaired the process of consolidation of the Indigenous school educational policy in Brazil.

Author Biographies

  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infancia, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: politica pública e Curriculo, educação infantil, ideologia, metodologia e formacao de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, na Universidade do Estado do Amazonas.Pesquisador visitante do Instituto CERTI Amazônia, onde tem atuado no apoio pedagógico de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador em atividades relativas à execução de procedimentos de consultoria em projetos educacionais. Contatos (92) 8231-7799 [email protected]. [email protected]
  • Adria Simone Duarte de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente é Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Coordena o Curso de Pedagogia Intercultural ofertado no município de São Paulo de Olivença-Amazonas iniciado em 2014. Atua nas disciplinas de Didática, Pesquisa e Prática Pedagógica e Estágio e possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação escolar indígena e formação de professores indígenas.
  • Celia Aparecida Betiol, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UEA). É doutorando do programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP, Presidente Prudente e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). Atualmente é docente da Universidade do Estado do Amazonas. Foi coordenadora do PROIND ( Programa de Formação do Magistério Indígena ) da UEA. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Pedagogia Intercultural Indígena e do Núcleo de Educação Escolar Indígena da referida universidade. Atua nas disciplinas de Estágio, Didática e Pesquisa e Prática Pedagógica. Sua atuação e pesquisas são nos temas: formação de professores, educação escolar indígena e formação de professores indígenas.

Published

2017-07-31

Issue

Section

Dossiê Temático