EDUCACIÓN INFANTIL DESPUÉS DE LA LDB: CONFIGURACIONES RECIENTES DE LAS REDES MUNICIPALES EN SANTA CATARINA

Autores/as

  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
  • Eloisa Acires Candal Rocha Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
  • Samantha Sabbag Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017112-140

Palabras clave:

Educación Infantil, Redes municipales de enseñanza, Santa Catarina.

Resumen

Esto texto es resultado de una investigación que fue parte de otra más amplia, que tuvo como objetivo conocer el panorama de la Educación Infantil en el estado de Santa Catarina después de la aprobación de la LDB de 1996. La investigación tuvo el objetivo de contribuir con el conocimiento de las configuraciones recientes de las redes municipales de enseñanza del Estado, con mayor alcance sobre la Educación Infantil. Los dados fueron coleccionados en el año de 2012, por medio de cuestionario enviado para 20% del total de los 293 municipios del estado de Santa Catarina, y a pesar de los límites concernientes al proceso de colección de datos, hubo regreso de 32 cuestionarios. En ese texto son presentados y analizados los datos relativos a las características de organización del sistema de educación de los municipios, en particular cómo cada municipio organiza su sistema de educación; la estructura de las secretarias, si hay o no un equipo de acompañamiento pedagógico a las instituciones de Educación Infantil; cuáles datos disponen sobre la cubierta y atendimiento a la Educación Infantil (número de niños atendidos, modalidad de atendimiento, de grupos, horarios).

Biografía del autor/a

  • Márcia Buss-Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, infância e educação infantil; Formação de professores e educação infantil; Especificidades da docência na educação infantil; Levantamento de produção científica; Pesquisa etnográfica com crianças pequenas; Corpo e relações sociais de gênero na educação infantil.
  • Eloisa Acires Candal Rocha, Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
    Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil.
  • Samantha Sabbag, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE na Linha Educação e Infância. Bolsista CAPES. Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui especialização em Desenvolvimento Infantil e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e infância. Atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Superior nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e outras Licenciaturas.

    Professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Publicado

2017-07-31

Número

Sección

Dossiê Temático