CHILDHOOD EDUCATION AFTER LDB: RECENT SETTINGS OF MUNICIPAL NETWORK IN SANTA CATARINA

Authors

  • Márcia Buss-Simão Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
  • Eloisa Acires Candal Rocha Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
  • Samantha Sabbag Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e192017112-140

Keywords:

Early childhood education, Municipal office, Santa Catarina.

Abstract

This text is the result of an investigation that is part of a larger study which aimed to know the landscape of early childhood education in the state of Santa Catarina after approval of the 1996 LDB. The research aimed to contribute to the knowledge of the recent settings of education of municipal network in the State, with greater coverage of early childhood education. Data were collected in 2012 through a questionnaire sent to 20% of the total 293 municipalities in the state of Santa Catarina, and despite the limitations concerning the data collection process, there was a return of 32 questionnaires. In this text, data on the organizational characteristics of the educational system of the municipalities are presented and analyzed, particularly as each municipality organizes its education system; the structure of departments, whether they have a team of pedagogical support to educational institutions; which data on the coverage and care to early childhood education are available (number of children served, type of service, classes, times).

Author Biographies

  • Márcia Buss-Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina, PPGE-Unisul
    Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. É Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedagogia, infância e educação infantil; Formação de professores e educação infantil; Especificidades da docência na educação infantil; Levantamento de produção científica; Pesquisa etnográfica com crianças pequenas; Corpo e relações sociais de gênero na educação infantil.
  • Eloisa Acires Candal Rocha, Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC.
    Eloisa Acires Candal Rocha concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1999 e em 2004 realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Estudos da Criança - IEC - na Universidade do Minho, Portugal, no qual aprofundou estudos sobre a Sociologia da Infância. No ano de 2011 realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro sob supervisão de Sonia Kramer, no qual buscou localizar as marcas da ?invenção? da docência na Educação Infantil no Brasil, entre o século XIX e XX. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua com colaboradora no PPGE, na linha Educação e Infância e é professora permanente do PPGEd da UNOESC - SC. Tem desenvolvido pesquisas em torno da produção científica da Educação Infantil e suas interlocuções disciplinares, além de orientar estudos em torno das pesquisas com crianças em contextos educativos. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos científicos e é também autora de livros e capítulos em livros, além de co-editora da revista eletrônica Zero-a-Seis (www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis). Teve uma premiação no Premio Jabuti de Literatura de 2012, na categoria Educação, pela organização com Sonia Kramer do Livro: Educação Infanti: enfoques em diálogo da Editora Papirus. Tem participado de diversos eventos no Brasil e no exterior e orienta no doutorado e no mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC na linha de Educação e Infância e atua também neste âmbito na Linha de Processos Educativos da UNOESC. No ensino de graduação dedicou-se às disciplinas de fundamentos da Educação Infantil, à orientação das práticas pedagógicas na Educação de 0 a 6 anos e especificidades da educação em creche, orientando estágios vinculados à rede municipal de ensino de Florianópolis. Em sua produção acadêmica interagiu com mais de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem atuado como consultora ad-hoc de editoras científicas e órgãos de fomento. Foi membro do comitê científico da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação)e coordenadora do GT 07 na mesma associação. Atuou como coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN, grupo sediado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, entre 2008 e 2016. Recentemente participou da Comissão de Especialistas em Avaliação da Educação Infantil no INEP e realizou à convite do COEDI/MEC leitura crítica da BNCC para Educação Infantil.
  • Samantha Sabbag, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

    Doutora em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE na Linha Educação e Infância. Bolsista CAPES. Mestre em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade do Estado de Santa Catarina, possui especialização em Desenvolvimento Infantil e graduação em Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e infância. Atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Superior nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Pedagogia e outras Licenciaturas.

    Professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Published

2017-07-31

Issue

Section

Dossiê Temático