FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202397-121

Palabras clave:

Educación Emancipadora, Humanización y Sensibilización, Práctica en Enseñanza de Ciencias y Biología, Documentación Pedagógica, Análisis de documentos

Resumen

Este artículo tiene como objetivo compartir los resultados del análisis de parte del acervo documental de un Grupo de Investigación que impulsó la interfaz entre la promoción del Pensamiento Crítico y la Educación Científica en la formación de profesores de Ciencias y Biología en un municipio del interior del sur del país. país. . Entre 2017 y 2022, el PG trabajó en la disciplina “Práctica Docente en Ciencias y Biología”, la cual se fundamenta explícitamente en autores contrahegemónicos e intencionalmente planificada para promover el pensamiento crítico y problematizar la realidad educativa. Tenemos como premisa que los procesos de educación emancipadora no ocurren 'naturalmente', sino conscientemente —teórica y metodológicamente— y en el ejercicio de la praxis. Se investigó cómo ocurrieron los procesos de enseñanza en la experiencia de la disciplina. Los resultados apuntaron para la existencia de procesos dialógicos, emancipadores, humanizadores y sensibilizadores que potenciaron el pensamiento crítico.

Biografía del autor/a

  • Gabriel Da Ré Alves, Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, IA, Brasil.

    Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Sul de Santa Catarina, polo Tubarão (2022-1). Concluiu o (PIBID), realizado no período de 2018- 2 à 2019-2. Trabalhou como estagiário por 3 anos no Laboratório de Ciências Marinhas da Unisul, no processamento de Amostras, Identificação de fauna, Biometria e Campanhas de Pesquisa no Ambiente Lagunar. De 2019 à 2020 participou como estagiário remunerado no Laboratório pelo (PUIC-UNISUL). Entre os períodos de 2020-2 e 2021-2, participou e finalizou o programa de Residência Pedagógica como ID. Em 2021, ingressou no Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Crítico (CNPq/Unisul), o qual tem ligação atual. Iniciou sua atividade como professor ACT do Estado de Santa Catarina em 2021-01, trabalhando com as disciplinas de Biologia, Ciências e Eletivas para Ensino Médio e Fundamental em diversas escolas da Educação Básica do estado, nas cidades de Laguna, Imaruí e Imbituba. Atualmente, é contratado como Biólogo Junior pela empresa Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia e Santos (PMP- BS), Trecho 02, realizando o monitoramento e resgate de tetrápodes marinhos.

  • YALIN BRIZOLA YARED, Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI

    Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNISUL, Linha de Pesquisa Educação em Ciências (2017-2023). Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016); mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011); especialista em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC - Fundação ABC em parceria com o Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (2008); licenciada em Ciências Biológicas pela UNIPLAC (2006). Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Critico CNPq/UNISUL. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUSEX - Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Integrante do LabTeias - Tecendo Saberes e Fazeres no Campo da Educação Sexual Emancipatória (UDESC). Atualmente está na Coordenação Geral da ReBraPEC - Rede Brasileira de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Tem experiência nas áreas de Educação Sexual, currículo integrado e metodologias ativas com ênfase na formação de professores/as da Educação e Saúde em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da Educação Sexual Emancipatória.

Publicado

2023-06-30

Número

Sección

Artigos