FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v17e31202397-121

Keywords:

Emancipatory Education , Document Analysis, Pedagogical Documentation, Practice in Teaching Science and Biology, Humanization and Sensitization

Abstract

This article aims to share the results of the analysis of part of the documentary collection of a Research Group that promoted the interface between the promotion of Critical Thinking and Science Education in the training of Science and Biology teachers in an interior municipality in the south of the country. . Between 2017 and 2022, the GP worked on the discipline “Teaching Practice in Science and Biology”, which is explicitly based on counter-hegemonic authors and intentionally planned to promote critical thinking and problematize the educational reality. We have as a premise that emancipatory education processes do not happen 'naturally', but consciously — theoretically and methodologically — and in the exercise of praxis. It was investigated how the teaching processes occurred in the experience of the discipline. The results pointed to the existence of dialogic, emancipatory, humanizing and sensitizing processes that enhanced critical thinking.

Author Biographies

  • Gabriel Da Ré Alves, Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, IA, Brasil.

    Formado em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade do Sul de Santa Catarina, polo Tubarão (2022-1). Concluiu o (PIBID), realizado no período de 2018- 2 à 2019-2. Trabalhou como estagiário por 3 anos no Laboratório de Ciências Marinhas da Unisul, no processamento de Amostras, Identificação de fauna, Biometria e Campanhas de Pesquisa no Ambiente Lagunar. De 2019 à 2020 participou como estagiário remunerado no Laboratório pelo (PUIC-UNISUL). Entre os períodos de 2020-2 e 2021-2, participou e finalizou o programa de Residência Pedagógica como ID. Em 2021, ingressou no Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Crítico (CNPq/Unisul), o qual tem ligação atual. Iniciou sua atividade como professor ACT do Estado de Santa Catarina em 2021-01, trabalhando com as disciplinas de Biologia, Ciências e Eletivas para Ensino Médio e Fundamental em diversas escolas da Educação Básica do estado, nas cidades de Laguna, Imaruí e Imbituba. Atualmente, é contratado como Biólogo Junior pela empresa Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental, no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia e Santos (PMP- BS), Trecho 02, realizando o monitoramento e resgate de tetrápodes marinhos.

  • YALIN BRIZOLA YARED, Universidade Federal de Itajubá/UNIFEI

    Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI. Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UNISUL, Linha de Pesquisa Educação em Ciências (2017-2023). Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016); mestra em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2011); especialista em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC - Fundação ABC em parceria com o Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (2008); licenciada em Ciências Biológicas pela UNIPLAC (2006). Líder do Grupo de Pesquisa GPECrit - Educação em Ciências e Pensamento Critico CNPq/UNISUL. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUSEX - Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Integrante do LabTeias - Tecendo Saberes e Fazeres no Campo da Educação Sexual Emancipatória (UDESC). Atualmente está na Coordenação Geral da ReBraPEC - Rede Brasileira de Pensamento Crítico na Educação em Ciências. Tem experiência nas áreas de Educação Sexual, currículo integrado e metodologias ativas com ênfase na formação de professores/as da Educação e Saúde em interface com as teorias do Pensamento Crítico e da Educação Sexual Emancipatória.

Published

2023-06-30

Issue

Section

Artigos