ORGANIZACIÓN DE LA ENSEÑANZA QUE PERMITE DESVELAR LA GÉNESIS DEL CONCEPTO DE FRACCIÓN A NIVEL TEÓRICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022443-463

Palabras clave:

Enseñanza del Desarrollo, Actividad de Orientación de Enseñanza, Educación Matemática, Fracción

Resumen

La presente investigación se originó a partir de angustias que desencadenaron la necesidad de reflexionar sobre la posibilidad de superación del modo de organización en el que predomina el conocimiento empírico. Investigamos se la organización de la enseñanza a través de los movimientos de reducción del concreto a lo abstracto y elevación del abstracto a lo concreto hace posible la revelación, por parte de los estudiantes, de la génesis del concepto de fracción en nivel teórico. Adoptamos como método de investigación el materialismo histórico-dialéctico. Concluimos que la organización de enseñanza a través del movimiento de reducción del concreto a lo abstracto y elevación del abstracto a lo concreto hace posible la revelación, por parte de los estudiantes, de la génesis del concepto de fracción en nivel teórico.

Biografía del autor/a

  • Josélia Euzebio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Líder do TedMat (Unisul) e vice-líder do GPEMAHC (UNESC).

  • Juliana Nobre Nóbrega

    Graduação em Engenharia Civil - Cesmac - Centro de Estudos Superiores de Maceio - Al (2009); Graduação em Matemática - Claretiano Centro Universitário (2018); Graduação em Pedagogia - FCE - Centro Universitário FIEO (2019). Pôs-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020);Pôs-graduação lato sensu em Educação Infantil e Educação Inclusiva Especial - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Pôs-graduação lato sensu em Gestão Escolar Integradora: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020), Curso de Capacitação Profissional em Educação Inclusiva, com carga horária de 240 horas - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Curso de Extensão Universitária em Práticas Pedagógicas das Séries Iniciais, com 70 horas - Faculdade campos Elíseos (2021); Curso de Extensão Universitária em Alfabetização e Educação com 70 horas - Faculdade Campos Elíseos (2021); Mestra em Educação (2021) - UNISUL.

  • Marlene da Rocha Migueis, Universidade de Aveiro

    Pós-doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Educação (2016) pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação (formação inicial e contínua de professores; supervisão e aprendizagem docente, educação matemática na infância) e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia Geral. Atualmente faz parte da equipa do consórcio responsável pelo Projeto Limites Invisíveis, sendo co-responsável pelo Projeto Pro(g)natura (parceria com o projeto Limites Invisíveis), no qual se desenvolvem atividades no âmbito do 1º Ciclo do ensino Básico.

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua