TEACHING ORGANIZATION THAT ENABLES THE REVELATION OF THE GENESIS OF THE FRACTION'S CONCEPT AT THE THEORETICAL LEVEL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e302022443-463

Keywords:

Developmental, Teaching, Teaching Guiding Activity, Mathematics Education, Fraction

Abstract

This research originated from fears that triggered the need to reflect on the possibilities of overcoming of the organization mode in which empirical knowledge predominates. We investigate whether the organization of teaching through movements to reduce concrete to abstract and ascending from abstract to concrete enables students to reveal the genesis of fraction's concept at a theoretical level. We adopted the dialectical-historical materialism as a research method. We conclude that the organization of teaching through movements to reduce the concrete to the abstract and ascending from the abstract to the concrete makes it possible for students to reveal the genesis of the fraction's concept at a theoretical level.

Author Biographies

  • Josélia Euzebio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

    Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela UniSul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. Integrante da Academia Internacional de Estudios Histórico-Cultural. Líder do TedMat (Unisul) e vice-líder do GPEMAHC (UNESC).

  • Juliana Nobre Nóbrega

    Graduação em Engenharia Civil - Cesmac - Centro de Estudos Superiores de Maceio - Al (2009); Graduação em Matemática - Claretiano Centro Universitário (2018); Graduação em Pedagogia - FCE - Centro Universitário FIEO (2019). Pôs-graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de Matemática - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020);Pôs-graduação lato sensu em Educação Infantil e Educação Inclusiva Especial - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Pôs-graduação lato sensu em Gestão Escolar Integradora: Administração, Inspeção, Orientação e Supervisão - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020), Curso de Capacitação Profissional em Educação Inclusiva, com carga horária de 240 horas - Faculdade Batista de Minas Gerais (2020); Curso de Extensão Universitária em Práticas Pedagógicas das Séries Iniciais, com 70 horas - Faculdade campos Elíseos (2021); Curso de Extensão Universitária em Alfabetização e Educação com 70 horas - Faculdade Campos Elíseos (2021); Mestra em Educação (2021) - UNISUL.

  • Marlene da Rocha Migueis, Universidade de Aveiro

    Pós-doutorado em Educação (2017) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Ciências da Educação (2016) pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar no departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação (formação inicial e contínua de professores; supervisão e aprendizagem docente, educação matemática na infância) e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia Geral. Atualmente faz parte da equipa do consórcio responsável pelo Projeto Limites Invisíveis, sendo co-responsável pelo Projeto Pro(g)natura (parceria com o projeto Limites Invisíveis), no qual se desenvolvem atividades no âmbito do 1º Ciclo do ensino Básico.

Published

2022-12-19

Issue

Section

Artigos de Demanda Contínua