RACISMO RELIGIOSO EN LA ESCUELA PRIMARIA

ENFOQUES RECIENTES EN EL CAMPO DE LA EDUCACIÓN

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022166-182

Palabras clave:

Intolerancia Religiosa, Racismo Religioso, Escuela Primaria, Escuela, Enseñanza Religiosa

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo investigar cómo las investigaciones recientes en educación han abordado la diversidad religiosa en la escuela primaria. Se realizó una revisión sistemática de la literatura, de artículos publicados en las bases de datos SCIELO y BASE, de 2017 a 2021. Los siete artículos resultantes fueron analizados a partir de dos categorías: 1) la identificación de situaciones de racismo religioso; 2) estrategias de lucha contra el racismo religioso. Se mencionaron fenómenos que promueven el racismo religioso en la educación básica, como el avance neopentecostal, la pobre formación docente y la costumbre de los maestros cristianos de marcar los fenómenos pedagógicos por sus valores religiosos subjetivos. Una parte significativa de los estudios apunta a la necesidad de educar para comprender las diferencias como algo que constituye el patrimonio cultural humano.

Biografía del autor/a

  • Ana Paula Evaristo Russi, FURB - Universidade Regional de Blumenau, Brasil

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter/2021). Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Regional de Blumenau (Furb/2010). Professora no Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 2022/1. Professora no Centro de Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB desde 2020/1. Foi professora do CEE - Centro de Educação e Exatas da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Blumenau) em 2019/2. Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Eixo Artes populares, Categoria Culturas Negras e Afro-Brasileiras (2019). Prêmio Nacional Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte (2011-2013). Autora dos livros Cartografias Brincantes: Infâncias no Batuque jeje-ijexá (2020) e Música, Tecnologia e Educação (2021). Integrante do GENERA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder da FURB.

  • Josiele Bené Lahorgue, FURB - Universidade Regional de Blumenau, Brasil

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) na área de concentração: Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa: Estética, processos de criação e política. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006). Professora substituta da Universidade Regional de Blumenau. Ministra disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia da Aprendizagem e supervisiona estágios na área da Psicologia Social. Atuou como Professora do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina na qual coordenou o Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero, Política e Interseccionalidade. Pesquisadora vinculada ao NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política. Articulou a Rede de Articulação Psicologia e Povos da Terra - Santa Catrina, de 2018 até 2021. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, na função de Secretária (gestão 2019/2020). Foi membra da Vice Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (gestão 2016-2017). Integra a coletiva Venta-Rua, com a qual atua em Santa Catarina, oferecendo formações e consultorias focadas nos eixos Educação, Sustentabilidade e Cultura. Possui experiência profissional em projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, direitos humanos, políticas públicas, deficiência, gênero e sexualidade. Em suas pesquisas tem entrelaçado discussões sobre os seguintes temas: políticas públicas, psicologia política, direitos humanos, gênero, sexualidade, feminismo, resistências, jovens. Contato: [email protected].

     

Publicado

2022-07-05

Número

Sección

Dossiê Temático