RELIGIOUS RACISM IN ELEMENTARY SCHOOL

RECENT APPROACHES IN THE FIELD OF EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022166-182

Keywords:

Religious Intolerance, Religious Racism, Elementary School, School, Religious Education

Abstract

This work aims to investigate how recent research in education has approached religious diversity in elementary school. A systematic review of the literature was carried out, of articles published in the SCIELO and BASE databases, from 2017 to 2021. The seven resulting articles were analyzed from two categories: 1) the identification of situations of religious racism; 2) strategies to combat religious racism. Phenomena that drive religious racism in elementary school were mentioned, as the neo-pentecostal advance, poor teacher training and the habit of Christian teachers to mark pedagogical phenomena by their subjective religious values. A significant part of the studies points to the need to educate in order to understand differences as something that constitutes human cultural heritage.

Author Biographies

  • Ana Paula Evaristo Russi, FURB - Universidade Regional de Blumenau, Brasil

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (Uninter/2021). Licenciatura em Artes com Habilitação em Música pela Universidade Regional de Blumenau (Furb/2010). Professora no Centro de Educação à Distância (CEAD) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) desde 2022/1. Professora no Centro de Educação, Artes e Letras (CCEAL) da FURB desde 2020/1. Foi professora do CEE - Centro de Educação e Exatas da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Blumenau) em 2019/2. Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Eixo Artes populares, Categoria Culturas Negras e Afro-Brasileiras (2019). Prêmio Nacional Itaú Cultural - Rumos Educação, Cultura e Arte (2011-2013). Autora dos livros Cartografias Brincantes: Infâncias no Batuque jeje-ijexá (2020) e Música, Tecnologia e Educação (2021). Integrante do GENERA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder da FURB.

  • Josiele Bené Lahorgue, FURB - Universidade Regional de Blumenau, Brasil

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018) na área de concentração: Psicologia Social e Cultura e linha de pesquisa: Estética, processos de criação e política. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e graduada em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006). Professora substituta da Universidade Regional de Blumenau. Ministra disciplinas de Psicologia da Educação e Psicologia da Aprendizagem e supervisiona estágios na área da Psicologia Social. Atuou como Professora do Curso de Psicologia da Faculdade CESUSC mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina na qual coordenou o Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero, Política e Interseccionalidade. Pesquisadora vinculada ao NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política. Articulou a Rede de Articulação Psicologia e Povos da Terra - Santa Catrina, de 2018 até 2021. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política, na função de Secretária (gestão 2019/2020). Foi membra da Vice Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (gestão 2016-2017). Integra a coletiva Venta-Rua, com a qual atua em Santa Catarina, oferecendo formações e consultorias focadas nos eixos Educação, Sustentabilidade e Cultura. Possui experiência profissional em projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, direitos humanos, políticas públicas, deficiência, gênero e sexualidade. Em suas pesquisas tem entrelaçado discussões sobre os seguintes temas: políticas públicas, psicologia política, direitos humanos, gênero, sexualidade, feminismo, resistências, jovens. Contato: [email protected].

     

Published

2022-07-05

Issue

Section

Dossiê Temático