LA ENSEÑANZA DE HISTORIA Y CULTURA AFRO-BRASILEIRA Y AFRICANA Y LA EDUCACIÓN AMBIENTAL:

ESTUDIO DEL MEDIO EN CURITIBA-PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022133-148

Palabras clave:

Educación de las Relaciones Étnico-Raciales; Educación Ambiental; Circuito Turístico; Curitiba

Resumen

La educación de las relaciones étnico-raciales, así como la educación ambiental, están previstas en la legislatura brasileña, están reglamentadas por resoluciones del Consejo Nacional de Educación (CNE) y son consideradas esenciales también en la educación básica. Ambas áreas mencionadas no figuran como asignaturas en los currículos de educación básica, pero pueden ser tratadas de manera transversal e interdisciplinaria. El presente ensayo estudia las posibilidades didáctico-pedagógicas entre la educación de las relaciones étnico-raciales y la educación ambiental en el contexto de un circuito turístico urbano (en Curitiba), promoviendo así la enseñanza transversal e interdisciplinaria de este par de dimensiones educativas en la educación básica

Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

    Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia. Biólogo, Docente na área de Ciências ambientais. Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Pós-doutorado no PPGECT - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Especialista pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região em: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambientais; Ecologia; Biogeografia; Biologia Sanitária e/ou Ambiental; Saúde Pública e/ou Escolar; Biologia Econômica e Hidrobiologia. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela Carl Duisberg Gesellschaft - Hamburgo, Alemanha. Aperfeiçoamento em Museologia (Programa Saber Museu) pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Professor permanente do PPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR (Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências), do qual é um dos fundadores (Disciplinas de Meio Ambiente e Educação e Elementos de Desenvolvimento Sustentável). Professor de Ciências do Ambiente nas Engenharias e outras graduações da UTFPR. Pesquisador na área de Estudos socioambientais com ênfase em Educação Ambiental, Ciências ambientais, Ensino de Ciências e meio ambiente, Formação de professores de Ciências, socioecologia e gestão ambiental, atuando no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão. Representante internacional dos Professores brasileiros (International Delegate) na Space Week, NASA - National Aeronautics and Space Administration. Space Academy for educators, US Space & Rocket Center. Huntsville, Alabama, EUA. Coordenador em Gestão Ambiental e Coordenador de Qualidade e Auditor Interno (Projeto CEFET-PR / GTZ), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e GTZ - Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (Alemanha). Foi Implementador e Responsável pelo NUSMA - Núcleo de Saúde & Meio Ambiente da UTFPR no Campus Curitiba; Instrutor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) certificado pela UTFPR - Campus Curitiba para a formação dos colaboradores das obras de expansão da REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Petrobras) em Araucária - PR; Professor orientador do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e a UTFPR) e do Projeto Escola & Universidade (Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba e a UTFPR). Experiência em Educação superior (graduação e pós-graduação), Educação básica (Fundamental e Médio), Educação tecnológica e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no ensino presencial e à distância

Publicado

2022-07-05

Número

Sección

Dossiê Temático