AFRO-BRAZILIAN AND AFRICAN HISTORY AND CULTURE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION TEACHING:

STUDY OF THE ENVIRONMENT IN CURITIBA-PR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v16e292022133-148

Keywords:

Education of Ethnic-Racial Relations; Environmental Education; Tourist Circuit; Curitiba

Abstract

The education of ethnic-racial relations, as well as environmental education, are foreseen in the Brazilian legislature, are regulated by resolutions of the National Council of Education (CNE) and are considered essential in basic education. Both areas mentioned are not listed as subjects in basic education curricula, but can be treated transversally and interdisciplinary. The present essay analyses the didactic-pedagogical possibilities between the education of ethnic-racial relations and environmental education in the context of an urban tourist circuit (in Curitiba), thus promoting the transversal and interdisciplinary teaching of this pair of educational dimensions in basic education

Author Biography

  • Carlos Eduardo Fortes Gonzalez, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

    Professor Titular da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, Departamento de Química & Biologia. Biólogo, Docente na área de Ciências ambientais. Doctor en Educación, UDE - Universidad de la Empresa, Montevideo, Uruguay (Reconhecido como equivalente ao título de Doutor em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Pós-doutorado no PPGECT - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia na UTFPR, Campus Ponta Grossa. Mestre em Tecnologia & Sociedade pela UTFPR, Campus Curitiba. Especialista pelo Conselho Regional de Biologia da 7.ª Região em: Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Planejamento e Gerenciamento Ambientais; Ecologia; Biogeografia; Biologia Sanitária e/ou Ambiental; Saúde Pública e/ou Escolar; Biologia Econômica e Hidrobiologia. Especialista em Ensino de Ciências Biológicas pelo Conselho Regional de Biologia da 3.ª Região. Especialista em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela Carl Duisberg Gesellschaft - Hamburgo, Alemanha. Aperfeiçoamento em Museologia (Programa Saber Museu) pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. Graduado em Ciências Biológicas pela UFPR - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Professor permanente do PPGFCET - Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR (Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências), do qual é um dos fundadores (Disciplinas de Meio Ambiente e Educação e Elementos de Desenvolvimento Sustentável). Professor de Ciências do Ambiente nas Engenharias e outras graduações da UTFPR. Pesquisador na área de Estudos socioambientais com ênfase em Educação Ambiental, Ciências ambientais, Ensino de Ciências e meio ambiente, Formação de professores de Ciências, socioecologia e gestão ambiental, atuando no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão. Representante internacional dos Professores brasileiros (International Delegate) na Space Week, NASA - National Aeronautics and Space Administration. Space Academy for educators, US Space & Rocket Center. Huntsville, Alabama, EUA. Coordenador em Gestão Ambiental e Coordenador de Qualidade e Auditor Interno (Projeto CEFET-PR / GTZ), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e GTZ - Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit GmbH (Alemanha). Foi Implementador e Responsável pelo NUSMA - Núcleo de Saúde & Meio Ambiente da UTFPR no Campus Curitiba; Instrutor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) certificado pela UTFPR - Campus Curitiba para a formação dos colaboradores das obras de expansão da REPAR (Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Petrobras) em Araucária - PR; Professor orientador do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional (Cooperação entre a Secretaria Estadual de Educação do Paraná e a UTFPR) e do Projeto Escola & Universidade (Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Curitiba e a UTFPR). Experiência em Educação superior (graduação e pós-graduação), Educação básica (Fundamental e Médio), Educação tecnológica e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e no ensino presencial e à distância

Published

2022-07-05

Issue

Section

Dossiê Temático